Início / Agenda / PRR abre oito Avisos para apoio à economia do mar com vista à criação do Hub Azul

PRR abre oito Avisos para apoio à economia do mar com vista à criação do Hub Azul

O Ministério do Mar informa que foram publicados os oito Avisos Convite do Fundo Azul para os pólos a serem financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com vista à criação do Hub Azul de infra-estruturas em rede para dinamizar a Economia Azul em Portugal. A dotação é de 84 milhões de euros e devem estar concluídos até ao final de 2025.

Os consórcios que irão receber as verbas do PRR, através do Fundo Azul/DGPM — Direcção-Geral de Política do Mar enquanto Beneficiário Intermediário, levarão a cabo a dinamização dos seguintes pólos de inovação e industrialização, em zonas portuárias: Lisboa, Oeiras, Peniche, Aveiro, Porto-Matosinhos (I e II) e Algarve.

Outro pólo diz respeito ao novo conceito de Hub Blue School, que agrega instituições de educação/formação em várias localidades de Portugal continental e ilhas, refere um comunicado de imprensa do Ministério do Mar.

Plataforma em rede física e digital

“O objectivo é criar uma plataforma em rede física e digital para dinamizar a bioeconomia azul e outras áreas emergentes da economia do mar descarbonizante, em Portugal e na Europa. Para além de novas PME e start-ups, em parceria com as cidades, universidades e centros de I&D regionais, este Hub Azul deverá integrar grandes empresas como faróis de fomento ao desenvolvimento, actuando como clientes e dinamizando novas cadeias de valor”, realça o ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

O Governo pretende fomentar um modelo de negócio da economia do Mar que “seja dinamizador da transferência de conhecimento e tecnologia entre empresas, academias, autarquias e outros agentes”, acrescenta o mesmo comunicado. Algumas das actividades mais promissoras são a energia renovável de fonte ou localização oceânica, a aquicultura em mar aberto (offshore), a robótica, os cabos submarinos e a bioeconomia azul, nomeadamente produtos para as indústrias têxtil, alimentar farmacêutica e a cosmética.

Hub Azul

O Hub Azul incluirá infra-estrutura em terra e no mar, com o acesso a novos equipamentos de monitorização marinha e seus dados, e disponibilizará acesso a horas de navios de investigação oceanográfica para bioprospecção, mapeamento e conhecimento científico, assim como para alavancar a experimentação de soluções inovadoras em contexto real, no mar.

Para dar suporte legislativo a esta estratégia foi, recentemente, publicado, em Diário da República, o Decreto Lei nº123/2021, de 30 de Dezembro, com a Revisão do Fundo Azul, que passou a ser beneficiário intermediário dos fundos europeus do PRR.

Outro importante passo da reforma passou pela publicação da Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º 182/2021, de 24 de Dezembro, de alteração à Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente  − Horizonte 2026, que alarga o âmbito da Rede Port Tech Clusters à bioeconomia azul.

Mais informações sobre os Avisos Convite aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.