O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM) realiza, esta semana, provas de Vinho Madeira nos EUA, dirigidas exclusivamente a profissionais do sector vínico.
Esta acção, que contará com a presença de três empresas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira: Henriques & Henriques; Justinos Madeira Wines e Vinhos Barbeito, terá como cidades alvo São Francisco e Los Angeles.
“A expectativa criada em torno destas provas de Vinho Madeira tem sido enorme, encontrando-se as mesmas já esgotadas e com lista de espera”, diz uma nota do Governo Regional da Madeira.
A primeira acção decorrerá em São Francisco seguindo-se a cidade de Los Angeles. O programa estipulado para as duas cidades é semelhante, e tem início com a realização de um seminário sobre Vinho Madeira, durante o qual serão aprofundadas as características ímpares dos Vinhos Madeira, sendo o orador o conceituado jornalista e crítico de vinhos, Roy Hersh. Posteriormente decorrerão provas abertas, onde os convidados terão a oportunidade de provar, em contacto directo com os produtores, os mais recentes lançamentos, bem como alguns dos mais emblemáticos Vinhos Madeira das 3 empresas presentes na acção.
Um mercado de quase 2 milhões de euros
O mercado norte-americano é historicamente um dos mais relevantes para o Vinho Madeira, a 4 de Julho de 1776, a independência dos Estados Unidos da América foi celebrada com Vinho Madeira e volvidos 240 anos, o mercado norte-americano continua a ser dos principais destinos de exportação do Vinho Madeira.
Nos EUA, um dos maiores mercados mundiais de vinho, os Madeira possuem um longo historial de prestígio, sendo encarados como uma tipologia de vinhos super premium. A exportação no ano transacto para este mercado representou em litros 159.081 sendo o equivalente em valor a 1,767 milhões de euros.
A realização desta acção enquadra-se no Plano Promocional dos Vinhos da Madeira co-financiado no âmbito Programa Operacional “Regional da Madeira 2014-2020”.
Agricultura e Mar Actual