O 2º workshop do projecto NovaTerra, com o tema “Uma abordagem integrativa para uma viticultura e olivicultura sustentável”, realiza-se nos dias 18 e 19 de Setembro, no Cine-Teatro Caridade, em Moura. A participação é gratuita.
O evento é organizado pela APPITAD – Associação dos Produtores em Protecção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro, o IPB – Instituto Politécnico de Bragança e a Sogrape Vinhos.
O projecto NovaTerra dedica-se a garantir a segurança alimentar e a promover o acesso a alimentos saudáveis para a população em crescimento. Centrando-se nos olivais e nas vinhas do Mediterrâneo através de uma série de estudos de caso, o projecto visa explorar a possibilidade de manter os rendimentos e a qualidade actuais na Europa e noutras regiões, eliminando ou reduzindo significativamente a utilização de produtos fitofarmacêuticos controversos, vulgarmente conhecidos como pesticidas.
A inscrição é gratuita, mas obrigatória, aqui, havendo um custo de 20 € para o almoço do dia 18 de Setembro.
Programa completo aqui.
Projecto europeu Novaterra
O Novaterra é um projecto H2020 financiado pela União Europeia que visa desenvolver e testar um conjunto de estratégias integradas e sustentáveis, e de técnicas economicamente viáveis, para diferentes sistemas de cultivo, por forma a eliminar ou reduzir significativamente o uso e o impacto negativo de produtos fitofarmacêuticos (também conhecidos como pesticidas).
O Novaterra (Integrated novel strategies for reducing the use and impact of pesticides, towards sustainable mediterranean vineyards and olive groves) irá ser adaptado a diferentes regiões edafoclimáticas, permitindo aos agricultores melhorar as suas estratégias de gestão integrada de pragas, para proteger as vinhas contra o míldio e o oídio, a podridão cinzenta e a traça da uva, bem como proteger os olivais contra a olho de pavão, a mosca da fruta, a traça da oliveira e da cochonilha negra.
Agricultura e Mar