O Projecto ATLIC – Atlantic Innoblue Communities, liderado pela Câmara Municipal de Santo Tirso, que pretende desenvolver um ecossistema colaborativo onde os jovens podem idealizar, criar e dimensionar suas propostas e soluções através de laboratórios de inovação para a Economia Azul no espaço atlântico, tem candidaturas abertas até 15 de Maio.
Destinado a jovens entre os 16 e os 30 anos, com perfil criativo e empreendedor, o programa “Laboratórios da Economia Azul”, o projecto ATLIC procura jovens com ideias e/ou projectos no domínio da economia azul e da biodiversidade, para intervir nos desafios e criar oportunidades nas comunidades atlânticas.
Os “Laboratórios da Economia Azul”, a realizar na Fábrica de Santo Thyrso, vão disponibilizar 70 horas de apoio técnico aos participantes, com uma equipa de especialistas no sector da economia azul e da biodiversidade. Os projectos desenvolvidos pelos jovens serão, posteriormente, apresentados num evento internacional, em Novembro.
Tratando-se de um projecto de cooperação transnacional, com uma rede de 10 parceiros, os participantes vão ter ao seu dispor diversas incubadoras, centros de conhecimento e outros recursos para os ajudar no desenvolvimento de novas soluções, ideias e projectos.
O ATLIC, aprovado pelo Interreg Atlantic Area 2021 – 2027, é liderado pela Câmara Municipal de Santo Tirso, e pretende criar uma comunidade piloto de inovação atlântica para o sector azul através de um ecossistema colaborativo onde os jovens possam idealizar, criar e dimensionar as suas propostas.
As inscrições para os “Laboratórios da Economia Azul” decorrem até 15 de Maio, aqui.
Agricultura e Mar