O projecto aQuacer – Eficiência do Uso da Água na Fileira dos Cereais tem em curso um inquérito, online, com o objectivo de conhecer o perfil dos regantes do sector cerealífero.
O estudo “O Uso da Água em Portugal” desenvolvido entre 2019 e 2020 pela Fundação Gulbenkian permitiu tirar algumas conclusões sobre o uso da água no sector agrícola e concluir sobre a necessidade de promoção de um uso mais eficiente deste recurso.
É neste contexto que surge o projecto aQuacer que tem, entre outros objectivos dirigidos à capacitação e transferência de conhecimento, traçar o perfil dos regantes do sector cerealífero.
“Só um conhecimento mais profundo dos nossos produtores quanto à adopção de novas tecnologias de rega e gestão de água permitirá uma transição eficiente para uma agricultura mais sustentável do ponto de vista hídrico”, garantem os responsáveis pelo projecto.
Pode responder a este inquérito aqui.
O projecto aQuacer – Eficiência do Uso da Água na Fileira dos Cereais é liderado pela Anpromis — Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, a Anpoc — Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais e o CotArroz – Centro Operativo e Tecnológico do Arroz, juntamente com o COTR — Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio e o IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Agricultura e Mar