Início / Agricultura / Produtividade da castanha deverá crescer 6% face à média do último quinquénio

Produtividade da castanha deverá crescer 6% face à média do último quinquénio

Os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) têm perspectivas de uma boa campanha na castanha, apesar da propagação da vespa das galhas. O crescimento esperado é de 6% face à média do último quinquénio.

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas – Outubro de 2021, de uma forma geral, os soutos apresentam um bom aspecto vegetativo, beneficiando em larga medida com a precipitação ocorrida em Setembro. O Inverno frio favoreceu a diferenciação floral e as condições meteorológicas na fase da floração permitiram obter uma carga de frutos significativa que, nas variedades temporãs, já começaram a cair.

Realçam os técnicos do INE que, apesar da propagação da vespa das galhas dos castanheiros (Dryocosmus kuriphilus Yasumatsu), estimam que a produtividade média possa alcançar as 0,9 toneladas por hectare, valor 6% superior à média do último quinquénio. A qualidade da castanha já apanhada é, globalmente, boa, acrescentam.

Setembro chuvoso

O mês de Setembro caracterizou-se, em termos meteorológicos, como chuvoso. O valor médio da precipitação, 66,8mm, foi 24,7mm superior à normal (1971-2000), tendo sido o quarto Setembro mais chuvoso desde 2000.

A precipitação concentrou-se principalmente em quatro dias (13, 14, 23 e 25) e ocorreu sob a forma de aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados por trovoadas. Apenas nas regiões do litoral a Sul de Sines e nalgumas zonas dos distritos de Santarém e Setúbal o valor de precipitação foi inferior ao normal.

Quanto à temperatura, Setembro classificou-se como normal, com uma temperatura média do ar de 20,4ºC (+0,1ºC, face à normal 1971-2000).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.