Início / Agricultura / Produção de carne de animais de capoeira aumenta 2,7% em 2023
Foto: Pascal Xicluna/agriculture.gouv.fr

Produção de carne de animais de capoeira aumenta 2,7% em 2023

A produção de carne de animais de capoeira registou, em 2023, um aumento global de 2,7%, com 421 mil toneladas produzidas, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE), nas suas “Estatísticas Agrícolas – 2023”.

A produção de carne de frango, que atingiu as 337 mil toneladas, cresceu 2,3%. A produção total de pintos nos aviários de multiplicação destinados à produção de frango aumentou em 3,8%, tendo-se mantido o nível da importação de “pintos de produção, estirpes de carne” e aumentado ligeiramente a sua exportação (+2,6%). “Trata-se de uma carne que vai de encontro à conjuntura actual, pelas tendências dietéticas dos consumidores e pelo baixo preço”, referem os técnicos do INE.

E realçam que “a produção é de ciclo curto e com baixos riscos e alguma rentabilidade para os produtores, dado o sistema de integração vertical dominante, pelo que, também para a produção, é mais atractivo face a outras actividades avícolas”.

Peru em queda

Quanto ao segmento da carne de peru, registou uma descida de 2,3% em relação a 2022, com uma produção de 50,1 mil toneladas. “A carne de peru perdeu alguma competitividade relativamente ao frango, uma vez que oferece maiores riscos, dado o ciclo mais longo de produção para além de que alguns produtores nacionais abandonaram a actividade receando surtos de GAAP (Gripe Aviária de Alta Patogenicidade). Tornou-se um produto directamente competidor da carne de porco (e não do frango), pelo que a tendência parece ser de uma estabilização dos níveis de produção”.

Pelo contrário, no ano em análise, o segmento da carne de pato (12,7 mil toneladas) apresentou uma variação positiva (+23,8%) em relação ao ano transacto, em parte reflexo da recuperação da actividade nas unidades de produção de grande dimensão, que foram atingidas por focos de GAAP em 2022, realçam as “Estatísticas Agrícolas – 2023” do INE.

“Acresce ainda a entrada de novos produtores no sector e uma crescente procura, que deverá constituir uma tendência de médio prazo. É uma carne “nobre” que poderá ter beneficiado dos aumentos de preço da carne de bovino e da crescente rejeição de “carnes vermelhas” por alguns segmentos de mercado”, adianta.

No que diz respeito ao Índice de preços à produção das aves de capoeira a nível nacional, em 2023, registou um aumento anual de 6,9%, com acréscimos nos índices de 21,5%, 1,6%, 4,1% e 3,1% nos 4 trimestres do ano.

A produção total de “outras carnes” (inclui caça, pombos, coelhos, codornizes e avestruzes) foi de 14,5 mil toneladas em 2023, o que traduziu um acréscimo de 2,2%, essencialmente pelo maior volume de carne de coelho (+7,4%).

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto NovaTerra leva a Moura debate sobre integração de práticas sustentáveis em vinhas e olivais

Partilhar              O 2º workshop do projecto NovaTerra, com o tema “Uma abordagem integrativa para uma viticultura …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.