O presidente da Agros — União das Cooperativas de Produtores de Leite, Idalino Leão, lembrou no almoço de Natal da organização, no passado dia 14 de Dezembro, que “até Agosto deste ano um litro de leite custava mais 50% a produzir do que em 2021”. A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, marcou presença e destacou a importância da “distribuição justa dos custos e rendimentos, para viabilizar o sector agrícola e ter um preço justo para o consumidor”, tornando o sector do leite num “sistema robusto”.
Maria do Céu Antunes salientou ainda o “empenho e a cooperação com todo o sector, tendo sempre em vista o justo rendimento e a garantia da viabilidade e sustentabilidade da agricultura nacional”.
Também presente esteve o presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, que lembrou as preocupações em relação à “sustentabilidade da agropecuária – sector-chave para o nosso concelho e responsável por alimentar tantas famílias – especialmente as relacionadas com o aumento dos custos de produção”.
Neste sentido, o Município da Póvoa de Varzim tem vindo a “investir na valorização dos recursos e produtos locais, visível através da criação de projectos como A Póvoa Marca, promovido no âmbito da certificação da qualidade de produtos hortícolas do concelho” – “Cebola da Póvoa”, “Couve Penca da Póvoa” e “Tomate Coração de Boi da Póvoa”.
Agricultura e Mar