A Rede Nacional da Política Agrícola Comum (Rede Nacional PAC) informa que há seis projectos portugueses entre os 30 nomeados para os Prémios de Inovação da PEI-AGRI, cuja entrega está prevista para o dia 7 de Maio, no Centro de Congressos do Estoril.
O principal objectivo desta distinção é reconhecer e premiar os Grupos Operacionais da Parceria Europeia da Inovação (PEI-AGRI) que desenvolveram práticas, soluções, produtos e processos inovadores.
Os Grupos Operacionais portugueses nomeados são:
- MaisSolo – categoria “Gestão sustentável dos recursos naturais nas práticas agrícolas”;
- GOEfluentes, Efluentes de pecuária: abordagem estratégica à valorização agronómica/energética dos fluxos gerados na atividade agropecuária – categoria “Atenuação e Adaptação às Alterações Climáticas”;
- Preservar a qualidade na Carne Arouquesa – categoria “Bem-Estar e Criação de Animais”;
- IEPE – Instalação eficiente de povoamentos de eucalipto – categoria “Gestão Sustentável das Florestas”;
- Fertipinea – Nutrição e fertilização do pinheiro manso em sequeiro e regadio – categoria “Gestão Sustentável das Florestas”;
- PLATISOR – Métodos para a gestão do montado de sobro com ataques de plátipo da região do Sor – categoria “Gestão Sustentável das Florestas”.
A abertura das votações ao público em geral está prevista para o dia 15 de Abril. Aceda ao site dos Prémios de Inovação PEI-AGRI aqui.
Entrega de prémios
A cerimónia de entrega de prémios vai inserir-se na Conferência “Grupos Operacionais PEI-AGRI: Inovação na prática”, que se realiza em Portugal de 6 a 8 de Maio. A Rede Nacional PAC, suportada pela Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, é parceira na organização deste evento de responsabilidade da EU CAP Network (Rede PAC da União Europeia).
Portugal registou 109 Grupos Operacionais PEI-AGRI (Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade e a Sustentabilidade Agrícolas) no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, que abrangeu o período 2014-2020.
Os projectos envolveram 474 entidades de todo o país, repartidos por onze sectores de actividade e 40 fileiras agroflorestais. Os dados dos Grupos Operacionais podem ser consultados no dashboard disponível no site Inovação para a Agricultura, aqui.
Agricultura e Mar