Início / Agenda / Praias do Porto e Matosinhos recebem 1ª edição do Norte Surf Fest. Esperados 500 surfistas na mesma onda

Praias do Porto e Matosinhos recebem 1ª edição do Norte Surf Fest. Esperados 500 surfistas na mesma onda

As praias do Porto e Matosinhos recebem, de 27 a 29 de Setembro, a primeira edição do festival Norte Surf Fest, inteiramente dedicado ao universo do surf. O programa apresenta conversas com especialistas nacionais e internacionais, competições de escolas de surf, acções educativas sobre segurança aquática e salvamento, um mercado especializado, e ainda, o ponto alto do festival: a tentativa de quebrar o recorde mundial do maior número de surfistas a surfar a mesma onda, em simultâneo.

Um evento promovido pela AESP — Associação de Escolas de Surf de Portugal, o Norte Surf Fest. O festival é de entrada livre e gratuita, à excepção das Surf Talks que têm um custo diário a partir de 25 euros.

Para Afonso Teixeira, director executivo da AESP, “há uma grande comunidade de surf no Norte do País, mais especificamente nas cidades do Porto e Matosinhos, com uma história e uma cultura muito próprias. Este evento pretende afirmar-se como a plataforma para contar essa história e mostrar essa cultura ao Mundo. Será um momento de união e partilha de toda a comunidade, entre si e com convidados e parceiros de todo o Mundo”.

500 surfistas a deslizar a mesma onda

“A tentativa de quebrar o recorde mundial para o maior número de surfistas na mesma onda, será o momento máximo desta união e permitirá juntar, num mesmo momento, numa mesma onda, toda a comunidade que vive em torno deste estilo de vida único”, acrescenta aquele responsável.

Um dos maiores destaques desta primeira edição é a tentativa de ultrapassar o recorde mundial para o maior número de surfistas a deslizar a mesma onda, em simultâneo. O recorde actual, de 110 surfistas, foi estabelecido na Cidade do Cabo, África do Sul, a 4 de Outubro de 2009. O festival pretende reunir cerca de 500 participantes para alcançar este feito, destacando a união e o envolvimento da comunidade, refere uma nota de imprensa da AESP.

Surf Talks

Com o objectivo de reunir e envolver a comunidade nacional de amantes da praia e dos desportos de ondas, o Norte Surf Fest aposta em “Surf Talks”, palestras que vão abordar temas como sustentabilidade, tecnologia, inovação, história, cultura e regulamentação do surf.

Especialistas nacionais e internacionais como Sam George, Nick Carroll, Ed Atkin e Nick Hounsfield vão discutir os avanços mais recentes, incluindo a tecnologia de geração artificial de ondas, com o intuito de atrair investidores e decisores políticos, reforçando o potencial atractivo da região.

O Surf School Challenge irá colocar frente a frente as Escolas de Surf e estimular a sua união e convívio. As Escolas irão competir entre si, através de equipas compostas por alunos e treinadores, em busca de serem premiadas pela demonstração do melhor surf.

“É possível encontrar surfistas dentro do mar, durante todo o ano — e não apenas na época balnear — e com alguns conhecimentos básicos estes podem realmente fazer a diferença em situações de afogamento”. Nesse sentido, também a iniciativa do “Surf & Rescue” irá marcar presença no festival com acções educativas sobre segurança aquática e salvamento, em parceria com o Instituto de Socorros a Náufragos, acrescenta a mesma nota.

E adianta que o projecto de formação tem vindo a treinar surfistas e nadadores salvadores para terem habilidades de salvamento e de suporte básico de vida nos últimos 5 anos. Ainda na área educativa, o festival promove acções de limpeza de praia.

Conversas à Nortada

O fim-de-semana fica completo com as “Conversas à Nortada”, que vão juntar diferentes gerações de surfistas locais, dj sets ao fim da tarde, e ainda, o “MARcado”, mercado ao ar livre, na marginal da praia, que promove produtos e serviços dos empreendedores locais e o turismo regional, oferecendo produtos únicos relacionados com o surf, o mar e muito mais.

O Norte Surf Fest é promovido pela Associação de Escolas de Surf de Portugal, com o patrocínio dos Municípios do Porto e de Matosinhos, APDL — Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, CEiiA e Cerveja Nortada, e com o apoio do Turismo de Portugal, através da linha de financiamento Portugal Events, da Associação de Comandos – Delegação do Porto, Buondi, Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, Fórum Oceano, Workin e Turismo do Porto e Norte.

Saiba tudo sobre o Norte Surf Fest e inscreva-se aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CNA reclama acção rápida do Governo no apoio aos agricultores afectados pelos incêndios

Partilhar              A CNA — Confederação Nacional da Agricultura reclama acção rápida do Governo no apoio aos …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.