O Centro Póvoa Empresas recebeu, ontem à tarde, 21 de Setembro, a apresentação do projecto “ValSar – Valorização do Sargaço da Costa Litoral Norte”, desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra e que conta com o apoio do Município da Póvoa de Varzim. Um projecto que pretende avaliar o potencial do sargaço como biofertilizante ou bioestimulante e desenvolver um substrato fertilizante à base de sargaço para aplicação em agricultura.
O evento contou com a participação do presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, e da investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e coordenadora do projecto ValSar, Cristina Rocha, que ressaltou 2o elevado interesse em aliar a tradição do trabalho dos sargaceiros à potencialidade de inovação das cadeias produtivas – elementos centrais para o desenvolvimento do empreendedorismo e crescimento económico no nosso concelho”, segundo uma nota de imprensa da autarquia.
O presidente da Câmara sublinhou que esta “oportunidade de economia azul já tinha sido identificada no nosso Plano Estratégico 2020-2030” e, no âmbito dessa ambição do Município, “estamos a criar condições para a futura renovação d´A Poveira, para a produção de um laboratório que possa desenvolver estas novas tecnologias e aproveitar o imenso potencial que temos nesta área, e que vai muito além da pesca”.
Este é, portanto, um primeiro passo no domínio da economia azul, dado em parceria com a Universidade de Coimbra e que precisa de contar com o investimento, participação e envolvimento de stakeholders do sector privado; designadamente agrícola, alimentar, farmacêutico ou cosmético, áreas cuja produção já conta com as algas e sargaço como recursos indispensáveis à produção.
Ainda no âmbito desta investigação do “ValSar – Valorização do Sargaço da Costa Litoral Norte“, o Município da Póvoa de Varzim promoveu, ontem de manhã, uma sessão prática destinada à população escolar. Os alunos das turmas do 6.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar tiveram oportunidade de compreender o valor do sargaço, assim como de observar de perto o trabalho real dos sargaceiros locais.
ValSar
O projecto ValSar pretende valorizar as multipotencialidades do sargaço da Costa Litoral Norte; promover o desenvolvimento local através de um recurso natural da região; e valorizar a história e tradição do sargaço da Costa Litoral Norte.
Tem como objectivos:
- Caracterizar taxonómica, química e bioquimicamente o sargaço da Costa Litoral Norte;
- Avaliar o potencial do sargaço como biofertilizante ou bioestimulante;
- Desenvolver um substrato fertilizante à base de sargaço para aplicação em agricultura;
- Avaliar o efeito dermatológico e terapêutico dos compostos bioactivos extraídos do sargaço e potencial aplicação na indústria cosmética e/ou farmacêutica;
- Promover e disseminar o trabalho desenvolvido e resultados obtidos, assim como, a história e tradição do sargaço da Costa Litoral Norte e as suas potencialidades.
Agricultura e Mar