Início / Agricultura / Ensaio de rega gota-a-gota na cultura do arroz regista poupança de 48% de água

Ensaio de rega gota-a-gota na cultura do arroz regista poupança de 48% de água

O ensaio de arroz com rega gota-a-gota que a Magos Irrigation Systems, a Rivulis e a Orivárzea têm em curso, em Pancas, no concelho de Benavente, continua a decorrer da forma prevista.

Segundo os responsáveis pelo ensaio, as fases decisivas do ciclo da cultura — germinação, afilhamento, floração e aparecimento de panículas — decorreram normalmente e de forma similar à produção do arroz na modalidade convencional.

À entrada na fase de maturação da cultura, ao dia de hoje 22 de Setembro de 2022, “a poupança de água cifra-se em 48%, quando comparado com o sistema convencional, não se visualizando diferenças significativas no desenvolvimento do arroz”, garantem os responsáveis pelo ensaio em nota de imprensa.

“A colheita está prevista entre os dias 12 e 15 de Outubro e será realizada sem qualquer diferença face ao modo convencional”, garantem aqueles responsáveis.

O consórcio do ensaio planeia realizar, a 15 de Novembro, em sala, a apresentação dos resultados, com informação detalhada sobre a condução e evolução da cultura ao longo de todo o seu ciclo.

Este ensaio visa avaliar a viabilidade da rega gota-a-gota para tornar a cultura do arroz mais rentável e sustentável, do ponto de vista do uso da água e outros factores de produção.

Brevemente será conhecido o programa da acção.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Componentes em cortiça by Amorim ajudam a reduzir pegada de carbono dos pavimentos

Partilhar              Os componentes de cortiça NRT62 com e sem barreira de vapor by Amorim, produtos da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.