Início / Agricultura / PortugalFoods procura jovens empreendedores para inovar o sector agroalimentar

PortugalFoods procura jovens empreendedores para inovar o sector agroalimentar

Já arrancou a 4.ª edição do Ecotrophelia Portugal, prémio promovido pela PortugalFoods e que dá aos jovens universitários a oportunidade de elevarem o seu espírito empreendedor e de desenvolverem as suas ideias, criando produtos alimentares inovadores. As candidaturas já estão abertas e decorrem online, até ao dia 13 de Abril de 2020.

A iniciativa visa dinamizar e modernizar o sector agroalimentar com produtos eco-inovadores que possam fazer a diferença neste ecossistema, que é já um dos que mais contribui para a economia nacional. Para dar a conhecer o prémio e ter um primeiro contacto com os jovens empreendedores, durante os próximos meses, a PortugalFoods vai percorrer as instituições de ensino superior do País.

Roadshow

O roadshow arranca já esta semana, dia 27, na Universidade do Minho, no âmbito das XXII Jornadas de Engenharia Biológica. Segue-se a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, a 2 de Dezembro, a Universidade de Coimbra, no dia 4, e o Instituto Politécnico de Castelo Branco, no dia 5.

Na semana seguinte, é a vez do Instituto Politécnico de Beja e da Universidade do Algarve, a 12 de dezembro, e da Escola Superior Agrária de Coimbra, a 13 de Dezembro. No dia 17 volta ao Porto, ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração. Novas datas serão anunciadas em breve.

“Há anos que trabalhamos de perto com as universidades e institutos politécnicos e conhecemos o empenho, criatividade e vontade dos nossos jovens, que, frequentemente, precisam apenas de quem os apoie no desenvolvimento dos projectos e o Ecotrophelia vem, precisamente, dar esse apoio. Queremos que o prémio seja o motor do empreendedorismo no setor, despertando os estudantes para as suas capacidades e talentos, que podem aqui ser potenciados. Na edição anterior, tivemos 20 produtos candidatos e acreditamos que podemos superar esse número”, refere Deolinda Silva, directora executiva da PortugalFoods.

Prémios

Depois de submetidas as candidaturas no site do Ecotrophelia Portugal, segue-se uma fase de avaliação das candidaturas e a escolha de 10 finalistas, que serão anunciados a 28 de Abril de 2020. O grande vencedor, que será conhecido a 26 de maio, na Casa do Vinho Verde, no Porto, será premiado com 2.000 euros e diversos prémios em serviços, para melhoramento do seu projecto.

O vencedor ira também representar Portugal no Ecotrophelia Europe, iniciativa que já conta com 20 edições e onde participam mais 15 países, nomeadamente a Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Islândia, Itália, Lituânia, Reino Unido, Roménia e Sérvia. Este ano, o representante nacional foi o Salmar, uma conserva de salmão em escabeche com salicórnia desenvolvido por alunos do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

Saiba tudo sobre o Prémio aqui.

Primeiras datas do roadshow:

  • 27 de Novembro – Universidade do Minho
  • 2 de Dezembro – Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto
  • 4 de Dezembro – Universidade de Coimbra
  • 5 de Dezembro – Instituto Politécnico de Castelo Branco
  • 12 de Dezembro – Instituto Politécnico de Beja e Universidade do Algarve
  • 13 de Dezembro – Escola Superior Agrária de Coimbra
  • 17 de Dezembro – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.