A PortugalFoods e a Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) vão lançar o prémio Ecotrophelia Portugal 2017. Uma iniciativa que tem por objectivo premiar a inovação do meio académico no sector agro-alimentar. Esta competição tem o intuito de reunir estudantes, professores, investigadores e profissionais do sector de forma a criar uma rede de formação de excelência em inovação alimentar, proporcionando o acesso a um grande conjunto de talentos e produtos alimentares eco-inovadores.
O prémio Ecotrophelia visa o desenvolvimento de um produto alimentar eco-inovador a ser desenvolvido por um grupo de alunos de licenciatura, pós-graduação e/ou mestrado, com menos de 35 anos e que integrem uma equipa de dois a dez elementos. O produto deve ter em conta critérios como as propriedades nutricionais e organoléticas (como sabor, cor e aroma), o seu potencial e relevância comercial e a sua reprodutibilidade industrial.
“Com esta iniciativa, que funciona como uma incubadora de ideias, a PortugalFoods e a FIPA estarão não só a estimular a criação de produtos inovadores no sector agro-alimentar, mas também a revelar futuros talentos e permitir que Portugal ganhe cada vez mais dimensão e destaque no mercado global, afirmando-se como um país inovador e competitivo”, sublinham em sintonia Amândio Santos, presidente do conselho de administração da PortugalFoods e Jorge Henriques, presidente da FIPA
Aproximar meio académico da indústria
Além da experiência que vai proporcionar aos estudantes, o Ecotrophelia Portugal vai também promover uma melhor utilização dos recursos, aproximando o meio académico da indústria e possibilitando futuras parcerias. Vantagens que se têm revelado um sucesso em outros países europeus, como França e Reino Unido, onde esta iniciativa já existe há alguns anos.
Com a co-organização da PortugalFoods e da FIPA e o apoio de vários patrocinadores ligados ao sector, o Ecotrophelia Portugal vai realizar-se em duas fases. A primeira fase compreende uma ronda nacional em que os estudantes submetem a candidatura do seu projecto, sendo posteriormente alvo de avaliação por um painel de personalidades do sector. A segunda fase contará com a participação do vencedor português que irá representar Portugal na competição europeia.
A PortugalFoods é uma associação formada por empresas, entidades do sistema científico e tecnológico nacional e entidades regionais e nacionais que representam o sector agro-alimentar português.
A PortugalFoods tem como missão reforçar a competitividade das empresas do sector agro-alimentar através do aumento do seu índice tecnológico, promovendo a produção, transferência, aplicação e valorização do conhecimento orientado para a inovação, bem como promovendo a internacionalização das empresas, identificando oportunidades tecnológicas e de mercado.
A FIPA foi constituída em 1987 com a missão de representar e defender os interesses da indústria portuguesa agro-alimentar a nível nacional e comunitário. É hoje reconhecida como a voz institucional da indústria agro-alimentar e tem assumido, de forma exemplar, a promoção do sector e participado activamente nos centros de decisão nacionais e comunitários.
A FIPA tem como missão promover a criação de uma envolvente na qual todas as empresas do sector alimentar e das bebidas, independentemente da sua dimensão, possam acompanhar os constantes desafios colocados pelos consumidores e, ao mesmo tempo, estejam aptas a competir por um crescimento sustentável, inteligente e inclusivo.
Agricultura e Mar Actual