A Portugal Fresh — Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores Portuguesas, estreia-se em São Paulo com a participação na primeira edição da Fruit Attraction São Paulo, que decorre entre hoje e quinta-feira, 18 de Abril, no Centro de Convenções São Paulo Expo & Convention Center.
Emergosol, Ferreira da Silva, Frutas DM, Luís Vicente e Granfer são os associados da Portugal Fresh que vão marcar presença no evento, organizado pela IFEMA Madrid e Fiera Milano Brasil, refere um comunicado de imprensa da Associação.
Em 2023, Portugal exportou para o Brasil 57 milhões de euros de frutas, legumes e flores. Este país representa 2,5% do total das exportações nacionais deste sector, que totalizaram 2303 milhões de euros em 2023 e têm a União Europeia como principal destino.
Com 212 milhões de consumidores, o Brasil é o maior mercado da América Latina, o maior produtor da região e o terceiro maior do Mundo, com mais de 40 milhões de toneladas produzidas anualmente. A agricultura pesa 25% do PIB, adianta o mesmo comunicado.
“O Brasil é um destino importante para alguns dos produtos portugueses e um cliente que conhece bem o nosso país. Mas com esta presença na primeira Fruit Attraction São Paulo pretendemos mostrar a enorme diversificação que tem, hoje, o setor agroalimentar português e o seu potencial de crescimento. É uma oportunidade para as empresas contactarem potenciais clientes e explorarem oportunidades de negócio”, afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.
Projecto Conjunto de Internacionalização
A Portugal Fresh tem em curso o Projecto Conjunto de Internacionalização que, até 2025, prevê a realização de missões empresariais e acções de prospecção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do sector. O objectivo é abordar geografias com crescimento demográfico e concentração de consumidores muito atractivas do ponto de vista logístico e económico.
Apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o projecto prevê um investimento global de 1.561.663,52€ euros, financiado em 48,8% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O objectivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.
Agricultura e Mar