Início / Agenda / Portugal Fresh promove plantas ornamentais na maior feira mundial do sector na Alemanha

Portugal Fresh promove plantas ornamentais na maior feira mundial do sector na Alemanha

A principal feira mundial de flores e plantas ornamentais regressa a Essen, na Alemanha, entre 23 e 26 de Janeiro, com as alterações climáticas e a sustentabilidade no topo da agenda. A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal vai marcar presença no evento para promover as empresas portuguesas de plantas ornamentais e divulgar a inovação do sector aos mais de 40 mil visitantes de todo o Mundo.

No stand da Portugal Fresh, que ocupa uma área de 64 metros quadrados, estarão a Viplant, a Viveiros Monterosa, a Schroll Flowers e a Colossus Plants. O sector desloca-se a Essen “num contexto exigente, marcado pela situação de seca e pelo anúncio de corte de 25% no fornecimento de água na agricultura no Algarve, face ao ano passado”, refere um comunicado de imprensa da Associação.

“O sector das plantas ornamentais é dos mais inovadores no sector da horticultura em Portugal e, em Essen, irá mostrar como inova todos os dias, quer no serviço, quer nos produtos que oferece aos clientes internacionais, num contexto de mudanças climáticas cada vez mais desafiante. O Algarve e Sudoeste Alentejano têm um enorme contributo para as exportações de plantas ornamentais e as medidas anunciadas terão impacto directo nas nossas exportações”, refere Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

E apela: “é urgente concretizar obras de modernização das infra-estruturas existentes para a gestão dos recursos hídricos, criar novos armazenamentos como charcas, reservatórios, barragens e novas fontes de água em vez de insistirmos em proibições e compensações, como as que foram divulgadas quarta-feira pelo Governo”.

Projecto de internacionalização

A associação tem em curso um Projecto Conjunto de Internacionalização que, até 2025, prevê a realização de missões empresariais e acções de prospecção em quatro novos mercados, a participação em seis feiras internacionais, e iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do sector.

Apoiado pelo Portugal 2030 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o projeto prevê um investimento global de 1,562 milhões de euros, financiado em 48,8% pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O objectivo da Portugal Fresh é reforçar a competitividade das empresas nos mercados internacionais e atingir os 2500 milhões de euros de exportações de frutas, legumes e flores em 2030.

A Portugal Fresh – Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, criada em Dezembro de 2010, tem 112 sócios que representam cerca de 5.000 agricultores.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.