A Enapor — Portos de Cabo Verde, empresa pública do Estado responsável pela gestão e logística portuária a nível nacional, apresentou ao ministro do Mar, Abraão Vicente, o seu plano de actividades e orçamento para o ano económico de 2024.
Segundo o conselho de administração da empresa, a Enapor apostará na “contínua inovação tecnológica dos serviços portuários, recursos humanos, certificação ISO, procurement e transição energética”.
Antes de traçar o panorama geral dos investimentos e verbas alocadas a cada sector, o conselho de administração fez um ponto de situação dos projectos em curso neste ano e os que transitam para 2024, como é o caso do Terminal de Cruzeiros do Mindelo que será entregue no primeiro semestre, avança uma nota de imprensa da Enapor.
A nível de investimentos em infra-estruturas destacou-se o Centro de Expurgos no Porto Novo, conclusão das obras do Terminal de Cruzeiros e lançamento do concurso para expansão do Porto Grande do Mindelo, expansão da terceira fase do Porto da Palmeira, construção de gares marítimas, conclusão das obras do edifício da mão-de-obra portuária da Praia, elaboração do plano director para expansão dos Portos do Vale dos Cavaleiros no Fogo e Furna na Brava.
Participaram desta apresentação o presidente do conselho de administração da Enapor, Ireneu Camacho, os administradores executivos, Eneida Gomes e Eduardo Lima, e a assessora financeira do Ministério do Mar de Cabo Verde, Stefanie Monteiro.
Agricultura e Mar