Início / Featured / Porto de Viana do Castelo cresce 8% e movimenta 147 mil toneladas de mercadoria

Porto de Viana do Castelo cresce 8% e movimenta 147 mil toneladas de mercadoria

O Porto de Viana do Castelo movimentou mais de 147 mil toneladas de mercadorias, durante o primeiro quadrimestre de 2020. O balanço, anunciado esta segunda-feira pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), representa um aumento de 8,2% face ao mesmo período do ano anterior.

O acréscimo de 28% na movimentação de granéis líquidos e de 17% nos granéis sólidos contribuíram substancialmente para o crescimento do porto minhoto, nos primeiros meses do ano.

Entre os granéis sólidos salienta-se a exportação de minérios, que se traduziu em mais 18 mil toneladas de carga movimentada face à registada em 2019, e a importação de cinzas volantes, mais 9 mil toneladas do que no ano anterior.

Já relativamente aos granéis líquidos, exportaram-se mais de 24 mil toneladas de asfalto, que se traduz num acréscimo de 28%, em comparação com o período homólogo.

Tendência de crescimento

“Se em 2019 Viana do Castelo registou um crescimento significativo (+16,5%), este ano, e com este primeiro balanço, prevemos manter a trajectória e continuar a dar resposta às indústrias da região”, salienta a APDL.

As restantes tipologias de carga registaram comportamentos muito aproximados aos primeiros quatro meses de 2019, destacando-se uma ligeira redução na carga geral.

A APDL diz que importa destacar, também, o crescimento de embarcações, uma vez que, durante este período, a infraestrutura portuária registou um acréscimo de 14% de navios que escalaram o porto por motivos comerciais, face ao mesmo período do ano anterior.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.