O Auditório do Porto de Sines vai ser o palco para a sessão de apresentação do ponto de situação do Projecto Calsiba — Corredor Atlântico Logístico Sines-Badajoz, no dia 25 de Novembro, às 10 horas. A abertura do evento estará a cargo do presidente do conselho de administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho, e do subdirector geral da Extremadura Avante, José Matías Sánchez.
O objectivo deste projecto é melhorar a interoperabilidade no corredor logístico entre Sines-Badajoz, através do desenvolvimento e aplicação de sistemas de informação que agreguem competitividade às empresas transfronteiriças.
O Calsiba prevê a redução da carga administrativa, a simplificação de procedimentos alfandegários e da dinamização da cadeia logística, através da implementação de uma solução inovadora no transporte de mercadorias, explica uma nota de imprensa do Porto de Sines.
Pretende-se ainda, no interesse da simplificação administrativa e da aplicação das melhorias inovadoras no âmbito das TiC, implementar a JUL (Janela Única Logística de Portugal) de forma coordenada com a Plataforma Tecnológica SIMPLE (Simplificação dos Processos para a melhoria da Logística em Espanha) no Corredor Sines-Badajoz.
O projecto Calsiba é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa INTERREG V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.
Agricultura e Mar