A APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), inaugurou no dia 29 de Julho os pólos 1 e 2 da nova Plataforma Logística do Porto de Leixões, um investimento total previsto de 165 milhões de euros, dos quais 85 milhões foram já concretizados.
“Este é um projecto que pretende optimizar as excelentes condições para a atracção e fixação de pólos logísticos e de distribuição no Porto de Leixões, tornando-o numa plataforma de valor acrescentado a nível ibérico”, afirma fonte institucional do porto.
“O nosso objectivo é tornar o Porto de Leixões numa opção competitiva para os sistemas logísticos e de transportes de mercadorias, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento económico e social do país”, afirma o presidente da APDL, Brogueira Dias.
O pólo 1, com localização privilegiada para actividades de armazenagem e (des)consolidação de cargas, conta com 15 lotes, 50% dos quais já comercializados, estando 4 já contratualizados: o lote 15 (9500m2) com a Warelog; o lote 5 (4600 m2) com Kartel; o lote 3 (7000m2) com a FP Leixões e um outro com a Zaldesa – Plataforma Logística de Salamanca.
O pólo 2, plataforma de excelência para tráfegos portuários e actividades logísticas, tem já 21500m2 contratualizados com a Luís Simões, que vai ocupar 2 dos 14 lotes disponíveis, assim como com a Espaçotrans, que ocupará um lote de 18000m2.
Este pólo receberá também o futuro Terminal Ferroviário Intermodal, associado à Plataforma Logística, plano ainda em estruturação da responsabilidade da Infraestruturas de Portugal (antiga REFER)
O secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, foi o representante do governo na cerimónia inaugural da nova Plataforma Logística.
Segundo maior porto artificial de Portugal
O Porto de Leixões é o segundo maior porto artificial de Portugal, construído nos finais do século XIX e sucessivamente alargado e melhorado até aos nossos dias. Situa-se 4 km a norte da foz do rio Douro, no concelho de Matosinhos, perto da cidade do Porto.
O Porto de Leixões é a maior infra-estrutura portuária da Região Norte de Portugal e uma das mais importantes do País. Com 5 quilómetros de cais, 55 hectares de terraplenos e 120 hectares de área molhada, Leixões dispõe de boas acessibilidades marítimas, rodoviárias e ferroviárias, bem como de modernos equipamentos e avançados sistemas informáticos de gestão de navios.
Representando 25% do comércio internacional português e movimentando cerca de 14 milhões de toneladas de mercadorias por ano, Leixões é um dos portos mais competitivos e polivalentes do país, já que passam por Leixões cerca de três mil navios por ano e todo o tipo de cargas, das quais se destacam: têxteis, granitos, vinhos, madeira, automóveis, cereais, contentores, sucata, ferro e aço, álcool, aguardente, açúcares, óleos, melaços, produtos petrolíferos e ainda passageiros de navios de cruzeiro.
Agricultura e Mar Actual