As condições de encharcamento de muitos terrenos, verificadas até meados do mês, condicionaram as tarefas de preparação do solo e plantação da batata de regadio e prejudicaram as áreas plantadas (mais cedo) de batata de sequeiro, com o apodrecimento dos tubérculos.
Segundo Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de Maio de 2018 do INE, os trabalhos intensificaram-se durante a segunda quinzena, procurando recuperar algum do atraso face ao normal (mais de duas semanas).
Redução da área plantada
Estimam-se reduções na superfície plantada de batata, de 15% no regime de sequeiro e de 5% no de regadio, face à campanha anterior.
Dizem os técnicos do INE que o mês de Abril caracterizou-se, em termos meteorológicos, como muito chuvoso.
De facto, e principalmente na primeira quinzena, explicam os técnicos do INE, os valores de precipitação foram bastante superiores à normal, contribuindo para um valor mensal (121 mm) cerca de 50% acima da média do período 1971-2000.
Já quanto à temperatura, o mês classificou-se como normal, tendo a temperatura média do ar (13,2ºC) registado uma anomalia positiva de apenas 0,1ºC face à média do período 1971-2000.
Agricultura e Mar Actual