Início / Agricultura / Plantações de batata com pelo menos duas semanas de atraso

Plantações de batata com pelo menos duas semanas de atraso

As condições de encharcamento de muitos terrenos, verificadas até meados do mês, condicionaram as tarefas de preparação do solo e plantação da batata de regadio e prejudicaram as áreas plantadas (mais cedo) de batata de sequeiro, com o apodrecimento dos tubérculos.

Segundo Boletim Mensal da Agricultura e Pescas de Maio de 2018 do INE, os trabalhos intensificaram-se durante a segunda quinzena, procurando recuperar algum do atraso face ao normal (mais de duas semanas).

Redução da área plantada

Estimam-se reduções na superfície plantada de batata, de 15% no regime de sequeiro e de 5% no de regadio, face à campanha anterior.

Dizem os técnicos do INE que o mês de Abril caracterizou-se, em termos meteorológicos, como muito chuvoso.

De facto, e principalmente na primeira quinzena, explicam os técnicos do INE, os valores de precipitação foram bastante superiores à normal, contribuindo para um valor mensal (121 mm) cerca de 50% acima da média do período 1971-2000.

Já quanto à temperatura, o mês classificou-se como normal, tendo a temperatura média do ar (13,2ºC) registado uma anomalia positiva de apenas 0,1ºC face à média do período 1971-2000.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Eduardo Oliveira e Sousa ministro da Agricultura?: “ainda não recebi qualquer contacto”

Partilhar              O antigo presidente da CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.