A Associação de Pescadores Ribeirinha de Viana, associação de pesca artesanal, criada para “recuperar a união dos homens do mar”, foi ontem, 10 de Fevereiro, publicamente apresentada. Numa cerimónia que aconteceu no Salão Nobre da sede do Sport Clube Vianense, foi assumido pela direcção da colectividade piscatória que o objectivo é “trabalhar com todos” e recuperar o bom entendimento entre todos.
O presidente da Associação que já conta com cerca de 30 associados, António Coimbra, indicou ter como princípio “trabalhar com todos, sem excepção”, para retomar uma união “que fugiu há muito tempo”, em prol de melhores condições para a comunidade piscatória, refere uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
“Esta associação foi criada para que os pescadores de Viana do Castelo, de uma vez por todos, consigam ganhar algo que lhes tem fugido há muito tempo, que é a união. O pescador de Viana tinha uma desunião muito grande, cada um fugia para o seu lado”, frisou o responsável.
Neste momento, a Ribeirinha de Viana está instalada numa sede provisória, mas está a trabalhar com o município na procura de um espaço definitivo.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, enalteceu a criação da associação, não tendo dúvidas “de que vai funcionar e valer a pena”. “Se há grupo da comunidade vianense que pensa com a cabeça e o coração são os pescadores, pelo que antevejo um trabalho profícuo”, frisou o edil.
Câmara apoia com de 5.500 euros
Na última reunião ordinária de executivo, a Câmara Municipal aprovou uma proposta de subsídio à Associação de Pescadores, no valor de 5.500 euros, para aquisição de material informático e apoio ao funcionamento inicial da colectividade.
A Associação de Pescadores Ribeirinha de Viana foi criada a 7 de Dezembro de 2021 e é uma associação de pesca artesanal, sem fins lucrativos, constituída essencialmente por pescadores da Ribeira de Viana do Castelo e dos Ancoradouros de Darque e Senhora das Areias.
A criação da associação resultou da necessidade que a comunidade piscatória sentiu no acesso ao diálogo com as diversas entidades locais e associadas à pesca, bem como no acesso a concursos e candidaturas de apoio ao sector.
Agricultura e Mar