A entidade gestora do PDR 2020 relembra que há um apoio com candidaturas abertas, no valor de 5 milhões de euros, para investimentos ao nível da recuperação de povoamentos de Eucalyptus spp (eucalipto) em sub-produção e acções associadas, através da rearborização com a mesma espécie ou outra.
O apoio insere-se na Operação 8.1.6 – Melhoria do Valor Económico das Florestas (3º Anúncio). E segundo o Anúncio 03/8.1.6/2020, este está aberto até 31 de Agosto de 2020 às 17h00.
“Se houver sub-utilização, a dotação remanescente poderá ser destinada a outros anúncios com a mesma data de abertura. As verbas sub-utilizadas serão redistribuídas proporcionalmente pelos anúncios, tendo em conta a respectiva dotação inicial”, explica a entidade gestora do PDR 2020.
As candidaturas apresentadas devem promover o valor económico e a competitividade dos produtos florestais lenhosos e não lenhosos.
Tipologias a apoiar
As intervenções a apoiar dizem respeito a investimentos ao nível da recuperação de povoamentos de Eucalyptus spp em sub-produção e acções associadas, através da rearborização com a mesma espécie ou outra, sem prejuízo do disposto no n.º 3 do artigo 29.º da Portaria n.º 274/2015, de 8 de Setembro, na sua redacção actual. Considera-se povoamento em sub-produção aquele em que já ocorreu a terceira rotação.
Este apoio destina-se apenas a todo o território continental.
Candidaturas
Apenas se admite uma candidatura por beneficiário durante a vigência temporal deste anúncio, com excepção das Entidades Gestoras de Zonas de Intervenção Florestal e Entidades Gestoras de Baldios que poderão submeter uma candidatura por cada Zona de Intervenção Florestal (ZIF) e por cada unidade de baldio, respectivamente, e entidades colectivas públicas, que poderão submeter uma candidatura por cada Mata Nacional e por cada perímetro florestal.
Pode consultar o Anúncio 03/8.1.6/2020, aqui e candidatar-se no site do PDR 2020, aqui.
Agricultura e Mar Actual