Início / Agricultura / Pão integral? Afinal é tão saudável como o pão branco, dizem cientistas israelitas

Pão integral? Afinal é tão saudável como o pão branco, dizem cientistas israelitas

Um estudo revela que não há diferencias “clinicamente relevantes” entre o pão branco e o pão integral refere que cada pessoa responde de forma específica à sua ingestão. Os investigadores do israelita Instituto Weizman dizem mesmo que a escolha do pão é apenas “uma matéria pessoal”.

Há muito que o pão faz parte da nossa dieta, mas há alguns anos tem-se questionado os ingredientes seleccionados para a sua elaboração a sua contribuição nutricional para o consumidor.

Com o objectivo de avaliar o tipo de pão mais saudável para as pessoas, investigadores do Instituto Weizman compararam os efeitos sobre a saúde humana do pão branco e integral. A pesar dos múltiplos estudos existentes sobre que tipo de pão é mais saudável, este é o primeiro que analisa, de acordo com critérios clinicamente relevantes, qual é o mais benéfico em função dos seus efeitos sobre o microbioma, ou seja, sobre o conjunto de micróbios que vivem dentro do intestino humano.

Na experiência, publicada na revista Cell Metabolism, los investigadores mediram diversos parâmetros, como os níveis de glucose, minerais essenciais, colesterol, enzimas renais e hepáticas e vários marcadores de inflamação e danos nos tecidos. O estudo analisou ainda a composição dos microbiomas dos participantes. E nos resultados obtidos, os investigadores concluíram que nenhum dos critérios avaliados permite assegurar que haja um pão mais saudável.

Resposta é diferente para cada pessoa

“Contra todas as nossas expectativas, não houve diferenças clinicamente significativas nos efeitos destes dois tipos de pão em quaisquer dos parâmetros que medimos”, assegura Eran Segal, um dos investigadores principais da pesquisa.

No entanto, baseando-se em alguns dos seus trabalhos anteriores, nos quais descobriram que cada pessoa tem uma resposta glicémica diferente para uma mesma dieta, os cientistas suspeitaram que algo mais complicado poderia estar a ocorrer.

Ao analisar os níveis de açúcar no sangre, observaram que cerca de metade dos participantes respondiam melhor ao processamento do pão de farinha branca e a outra metade ao pão de integral.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Hub Azul Açores deve integrar empreendedores açorianos em redes nacionais e internacionais

Partilhar              O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.