Início / Agricultura / PAN questiona Governo sobre oferta de bilhetes para touradas a menores de 16 anos

PAN questiona Governo sobre oferta de bilhetes para touradas a menores de 16 anos

O Grupo Parlamentar do PAN – Pessoas-Animais-Natureza questiona o Governo sobre o facto de que “alguns empresários e autarquias locais decidiram proceder à oferta de bilhetes para touradas a crianças e jovens, em especial aos menores de 16 anos, além de anunciar de forma explícita nos cartazes de publicidade que é permitida a entrada a maiores de 3 anos acompanhados por um adulto”.

Isto “após a decisão do Governo em Conselho de Ministros de aumentar a classificação etária dos espectáculos tauromáquicos para maiores de 16 anos, protegendo as crianças e jovens deste tipo de espectáculo violento e que pode ferir a susceptibilidade dos espectadores”, refere a pergunta enviada à ministra da Cultura.

“Esta atitude só pode ser entendida como uma provocação à decisão recente do Governo, sendo acompanhada de ameaças à violação da lei, como se pode verificar em diversos artigos de opinião publicados na imprensa generalista e tauromáquica, repudiando este aumento de classificação etária”, frisam os deputados do PAN.

Festival Taurino da Azambuja

E dão exemplos. Na Azambuja, a Câmara Municipal decidiu adquirir bilhetes para um Festival Taurino, que estava marcado para o dia 30 de Outubro na praça de touros Dr. Ortigão Costa, para oferecer a crianças e jovens menores de 16 anos. A publicidade difundida em vários locais e na página web da autarquia salienta que “o Município de Azambuja está a oferecer bilhetes para o festival taurino, dia 30 de Outubro, a menores de 16 anos de idade” sem referir a idade mínima para o ingresso na praça de touros, apesar de o espectáculo em causa estar classificado para “maiores de 12 anos”. O evento foi adiado para o dia 7 de Novembro.

Já em Évora, acrescentam aqueles deputados na pergunta enviada à ministra da Cultura, o promotor de uma corrida de touros agendada para o dia 30 de Outubro, anunciou que a entrada era “permitida a maiores de 3 anos”, tendo “procedido à oferta de bilhetes a crianças e jovens da Escola Secundária Severim de Faria e Salesianos de Évora. Durante o espectáculo, um dos cavalos foi violentamente colhido, num acidente de grande impacto que provocou pânico na praça”.

Assim pergunta o PAN se o “Ministério da Cultura tem conhecimento do incentivo dado por promotores e autarquias à assistência de crianças a espectáculos tauromáquicos”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.