Início / Agricultura / PAN questiona Governo sobre oferta de bilhetes para touradas a menores de 16 anos

PAN questiona Governo sobre oferta de bilhetes para touradas a menores de 16 anos

O Grupo Parlamentar do PAN – Pessoas-Animais-Natureza questiona o Governo sobre o facto de que “alguns empresários e autarquias locais decidiram proceder à oferta de bilhetes para touradas a crianças e jovens, em especial aos menores de 16 anos, além de anunciar de forma explícita nos cartazes de publicidade que é permitida a entrada a maiores de 3 anos acompanhados por um adulto”.

Isto “após a decisão do Governo em Conselho de Ministros de aumentar a classificação etária dos espectáculos tauromáquicos para maiores de 16 anos, protegendo as crianças e jovens deste tipo de espectáculo violento e que pode ferir a susceptibilidade dos espectadores”, refere a pergunta enviada à ministra da Cultura.

“Esta atitude só pode ser entendida como uma provocação à decisão recente do Governo, sendo acompanhada de ameaças à violação da lei, como se pode verificar em diversos artigos de opinião publicados na imprensa generalista e tauromáquica, repudiando este aumento de classificação etária”, frisam os deputados do PAN.

Festival Taurino da Azambuja

E dão exemplos. Na Azambuja, a Câmara Municipal decidiu adquirir bilhetes para um Festival Taurino, que estava marcado para o dia 30 de Outubro na praça de touros Dr. Ortigão Costa, para oferecer a crianças e jovens menores de 16 anos. A publicidade difundida em vários locais e na página web da autarquia salienta que “o Município de Azambuja está a oferecer bilhetes para o festival taurino, dia 30 de Outubro, a menores de 16 anos de idade” sem referir a idade mínima para o ingresso na praça de touros, apesar de o espectáculo em causa estar classificado para “maiores de 12 anos”. O evento foi adiado para o dia 7 de Novembro.

Já em Évora, acrescentam aqueles deputados na pergunta enviada à ministra da Cultura, o promotor de uma corrida de touros agendada para o dia 30 de Outubro, anunciou que a entrada era “permitida a maiores de 3 anos”, tendo “procedido à oferta de bilhetes a crianças e jovens da Escola Secundária Severim de Faria e Salesianos de Évora. Durante o espectáculo, um dos cavalos foi violentamente colhido, num acidente de grande impacto que provocou pânico na praça”.

Assim pergunta o PAN se o “Ministério da Cultura tem conhecimento do incentivo dado por promotores e autarquias à assistência de crianças a espectáculos tauromáquicos”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.