Início / Featured / PAN defende monitorização electrónica remota obrigatória nos barcos de pesca de atum e espadarte

PAN defende monitorização electrónica remota obrigatória nos barcos de pesca de atum e espadarte

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza defende a obrigatoriedade da monitorização electrónica remota obrigatória nos barcos de pesca, para possibilitar um melhor controlo da pesca excessiva e a captura indevida de espécies protegidas. Refira-se que a Política Comum das Pescas já prevê a utilização de sistemas de televisão em circuito fechado para monitorização das pescas.

A instalação deste sistema de monitorização deverá “ser efectuada de forma gradual nas frotas de pesca portuguesas”, pelo que a obrigatoriedade de instalação proposta pelo PAN “seja restrita às embarcações dedicadas à pesca de espécies como o atum e o espadarte, onde existem mais problemas de capturas acidentais”.

O sistema de Monitorização Electrónica Remota (MER) consiste numa matriz integrada de sensores e câmaras de vídeo usadas para monitorizar remotamente as actividades da pesca nos oceanos, fornecendo a localização precisa das embarcações, bem como informações sobre as capturas, métodos de manuseamento e descarte de pescado, explica o Grupo Parlamentar do PAN.

Segundo o Projecto de Lei nº 864/XIV/2ª entregue na Assembleia da República pelos deputados Bebiana Cunha, Inês de Sousa Real e Nelson Silva, as embarcações de pesca dispõem do prazo de um ano, a contar da data de entrada em vigor da lei, para proceder à implementação do sistema.

A ser aprovado o Projecto de Lei, as infracções constituem contra-ordenações puníveis com coima, cujo montante mínimo é de 500 euros e o máximo de 50.000 euros.

Acrescenta o PAN que este sistema “está a tornar-se amplamente utilizado em muitas frotas pesqueiras em todo o Mundo, emergindo como uma ferramenta de melhores práticas para a gestão pesqueira e conservação dos nossos oceanos, cada vez mais ameaçados pela actividade humana e, em particular, pelas pescas. Esta ferramenta é considerada fundamental e inevitável para o futuro das pescas, a par das ferramentas já utilizadas actualmente, como os sistemas de monitorização GPS, a utilização de observadores a bordo e relatórios”.

Pela conservação dos oceanos

“A conservação dos oceanos já é, e vai tornar-se cada vez mais, uma das principais preocupações das nossas sociedades, dada a sua imensa importância para o equilíbrio ecológico do planeta e o elevado grau de ameaça actual, que coloca em causa a sobrevivência da própria espécie humana”, realçam aqueles deputados.

A instalação e uso de sistemas de MER que cobrem todas as actividades de pesca “têm-se mostrado consideravelmente mais baratos do que colocar observadores nos navios, além de serem mais seguro”, garante o PAN.

E realça que a possibilidade de fiscalizar a pesca, através deste tipo de sistema, “garante uma poupança muito relevante nos recursos de fiscalização da actividade piscatória durante o ano inteiro, maior transparência, fiabilidade dos dados e versatilidade, além de aumentar consideravelmente o grau de eficiência e cumprimento da legislação, contribuindo ainda para uma maior sensibilidade e cuidado dos pescadores no desenvolvimento da actividade”.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.