A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária informa que foi aprovado, a 7 de Setembro de 2018, a alteração do intervalo de segurança do medicamento veterinário Oxydrench Suspensão Oral com o número de Autorização de Introdução no Mercado (AIM ) 51496 e cujo titular é a empresa Norbrook Laboratories Limited com sede na Irlanda do Norte.
O intervalo de segurança para a carne e vísceras da espécie alvo do medicamento veterinário, os ovinos, foi alterado de 18 para 42 dias.
Para o tratamento de infecções mistas
O Oxydrench está indicado para o tratamento de infecções mistas por nemátodes gastrointestinais adultos e estádios larvares, nemátodes pulmonares, ténias e fascíola ou mosca nasal (dos ovinos), em ovinos adultos e borregos. É ovicida, contra ovos de nemátodes e atrasa a postura de ovos de tremátodes (fascíola).
O medicamento veterinário está recomendado no tratamento de infecções mistas provocadas pelos seguintes parasitas:
- Nemátodes gastrointestinais:
Ostertagia spp (adultos e larvas retidas e inibidas)
Haemonchus contortus (adultos e larvas retidas e inibidas)
Nematodirus spp (incluindo N. battus) (adultas e imaturas)
Cooperia spp (adultas e imaturas)
Trichostrongylus spp (adultas e imaturas)
Oesophagostomum spp (adultas e imaturas)
Chabertia spp (adultas e imaturas) - Nemátodes pulmonares:
Dictyocaulus filaria (adultos) - Ténias:
Moniezia spp - Mosca nasal dos ovinos:
Oestrus ovis (larvas) - Fascíola:
Fasciolose crónica e sub-aguda devido a Fasciola hepática (fascíolas adultas e imaturas tardias).
Contra-indicações
Não administrar a animais com hipersensibilidade conhecida às substâncias activas. Não administrar em caso de suspeita de infecções provocadas por estirpes resistentes aos benzimidazóis. Neste caso, deve ser administrado um medicamento veterinário apropriado com espectro de acção limitado.
A administração deste medicamento veterinário está contra indicada em casos de hipersensibilidade conhecida a outros benzimidazóis.
Saiba tudo sobre o Oxydrench aqui.
Agricultura e Mar Actual
boa tarde qual o tempo de intervalo para poder consumir o leite das cabras depois do tratamento com oxydrench aguardo uma resposta obrigado
Victor Gaspar
Boa tarde.
Caro Victor, a ficha técnica do medicamento diz mesmo “Não administrar a ovelhas produtoras de leite destinado ao consumo humano.”
E: “Intervalo(s) de segurança:
Carne e vísceras: 42 dias.
Não autorizado para utilização em ovelhas produtoras de leite para consumo humano, incluindo durante o período seco. Não utilizar no espaço de 1 ano antes do primeiro parto em ovelhas destinadas a produzirem leite para consumo humano.”