Comissão Europeia confirma que os ovos contaminados com fipronil foram exportados para vários países
A Comissão Europeia confirmou hoje, 11 de Agosto, que ovos contaminados com fipronil foram detectados até ao momento em 15 países da União Europeia, na Suíça e em Hong Kong. Na UE, as detecções ocorreram na Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Polónia, Reino Unido, Roménia e Suécia, precisou um porta-voz da Comissão.
O alarme está dado mas a Comissão Europeia vai reunir-se com representantes daqueles países apenas em 26 de Setembro, acrescentou o mesmo porta-voz.
“Propus a realização de uma reunião de alto nível reunindo os ministros [dos países] visados e os representantes das agências de segurança alimentar de todos os Estados-membros implicados assim que o conjunto de factos esteja à nossa disposição”, disse o Comissário da Saúde, Vytenis Andriukaitis, num comunicado enviado à agência France Presse (AFP).
O comissário europeu da Saúde e Segurança Alimentar adiantou ainda ter já abordado o assunto com os ministros alemão, belga e holandês.
Ver também:
DGAV garante que circuito nacional não recebeu ovos contaminados com fipronil
Ovos contaminados alarmam Europa. Capoulas garante que Portugal não foi afectado
Alemanha, Bélgica e Holanda destroem 10 milhões de ovos contaminados com pesticida
Ovos contaminados afectam cinco empresas francesas
Agricultura e Mar Actual