O olival em sebe, normalmente apelidado de olival super-intensivo, tem sido alvo de ataques de ambientalistas. Mas, pode ser a salvação da produção e das exportações?
O agricultor espanhol Brigido Chambra garante que “o olival tradicional não tem hipótese de concorrer no mercado internacional”, em termos de preço.
O responsável pelo Grupo Chambra Agrária, produtor de 1.300 hectares de olival, é mais um dos agricultores que vai estar presente na 7.ª edição da AgroGlobal – Feira das Grandes Culturas, que se realiza de 9 a 11 de Setembro de 2020, em Valada do Ribatejo,e que tem inscrições para expositores abertas, aqui.
Brigido Chambra considera que o futuro do sector do azeite passa por reconverter os olivais tradicionais da Península Ibérica para sistemas de alta densidade.
“Nós agricultores não temos mecanismos para aumentar o valor do azeite no mercado internacional, mas temos a capacidade de evoluir e produzir azeite muito por baixo dos actuais níveis de custos de produção, e isso passa pela reconversão do olival”, refere o empresário e consultor da empresa Chambra Agrária, em entrevista à organização da AgroGlobal.
AgroGlobal
A AgroGlobal é a maior feira agrícola nacional, com a presença de toda a fileira de uma forma 100% profissional. Um ambiente de partilha de conhecimento visando o agro-negócio. “Um formato a “3 dimensões”, dinâmico e interactivo, nos campos excepcionais da lezíria do Tejo. A AgroGlobal valoriza o saber de experiência feito de gerações de agricultores, mas, ao mesmo tempo, exibe os meios tecnológicos e científicos que um enorme conjunto de empresas coloca à disposição do sector de forma permanentemente renovada”, garante a organização, liderada empresário Joaquim Pedro Torres.
Consulte aqui o manual do Expositor.
Saiba tudo sobre a AgroGlobal aqui.
Agricultura e Mar Actual