A Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) elegeu, em Dijon, França, Elsa Gonçalves como presidente do Grupo de Peritos “Genetic Resources and Vine Selection”, para o triénio 2022-2024, informa o Ministério da Agricultura e da Alimentação em nota e imprensa.
Elsa Maria Félix Gonçalves é professora auxiliar do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA/UL) onde lecciona, entre outas, as disciplinas de Genética, Viticultura, Genética Quantitativa e Melhoramento de Plantas.
A actividade da sua investigação incide no desenvolvimento de métodos de selecção de videira, abrangendo um vasto leque de colaborações com instituições portuguesas e envolvendo a participação na gestão metodológica da Rede Portuguesa de Selecção de Videiras e da Associação Portuguesa para a Diversidade das Videiras (PORVID). É membro do conselho directivo da PORVID e membro do Grupo de Peritos Nacionais de Viticultura da Comissão Nacional da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (CNOIV).
A candidatura de Elsa Gonçalves à presidência do grupo de peritos GENET foi apoiada pela delegação portuguesa junto da OIV, tendo em conta o seu grande conhecimento e contributos dados na viticultura, em particular na área da genética, realça a mesma nota.
No âmbito das eleições nas diferentes estruturas da OIV para o trénio-2022-2024, além de Elsa Gonçalves, é ainda de referir a eleição de Luís Peres de Sousa, como presidente da subcomissão “Uva de Mesa, Uva Passa e Produtos Não Fermentados da Videira”.
Luís Peres de Sousa é professor da Escola Superior Agrária de Beja (ESAB) do Instituto Politécnico de Beja. No âmbito da CNOIV, é presidente do Conselho Técnico-científico (CTC) e Coordenador do Grupo de Peritos Nacionais de Viticultura. Na OIV, tem mantido consecutivamente, desde 2006, um papel activo e de relevo como presidente e vice-presidente da “subcomissão de Uva de Mesa, Uva Passa e Produtos não Fermentados da Videira” da OIV, além de outros contributos dados no “OIV Award Jury”.
Agricultura e Mar