Início / Agricultura / OE 2022: Governo apoia esterilização e promoção do bem-estar animal com 10 M€

OE 2022: Governo apoia esterilização e promoção do bem-estar animal com 10 M€

A Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2022, prevê a transferência para a administração local ou para associações zoófilas a verba de 10 milhões de euros. Do total, 7 milhões de euros destinam-se a investimento nos centros de recolha oficial de animais de companhia e no apoio à melhoria das instalações das associações zoófilas legalmente constituídas.

Já 1,8 milhões de euros destinam-se à melhoria da prestação de serviços veterinários de assistência a animais detidos por famílias carenciadas e associações zoófilas, através de protocolos com os hospitais veterinários universitários.

E 1,2 milhões de euros estão reservados para apoiar os centros de recolha oficial de animais e as associações zoófilas nos processos de esterilização de animais, no âmbito de uma campanha nacional de esterilização (1 milhão de euros); 100 mil euros destinados à elaboração, pelo ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e Florestas de materiais de sensibilização para os benefícios da esterilização dos animais de companhia, a distribuir pelos municípios; e outros 100 mil euros para reforço das verbas destinadas a registo electrónico de animais de companhia.

Poder local em articulação com associações zoófilas

Refere ainda a Proposta de Lei para o OE 2022 que as juntas de freguesia devem concretizar planos plurianuais de promoção do bem-estar dos animais de companhia, em articulação com os serviços municipais e as associações zoófilas com intervenção local.

Em 2022, o Governo autoriza a administração local a incluir nas verbas atribuídas aos centros de recolha oficial de animais de companhia as despesas referentes a programas de bem-estar dos animais de companhia que assegurem, nomeadamente: o acesso a cuidados de bem-estar dos animais de companhia, designadamente alimentação e abrigo, e o acesso gratuito ou a custo acessível a consultas e tratamentos médico-veterinários como, entre outros, a identificação, vacinação, desparasitação e esterilização, prestados a animais de companhia cujos detentores sejam pessoas em situação de insuficiência económica, em situação de sem-abrigo ou pessoas idosas com dificuldades de locomoção.

Por outro lado, autoriza o estabelecimento, sempre que se revele necessário, de parcerias com as associações zoófilas locais, ou organizações equiparadas, para articulação e cabal satisfação das necessidades referidas.

Durante o ano de 2022, o Fundo Ambiental compromete-se a comparticipar despesas que as associações zoófilas legalmente constituídas suportem com a aquisição de produtos de uso veterinário ou de serviços médico-veterinários, acrescenta o documento.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.