Início / Agricultura / OE 2022: Governo apoia esterilização e promoção do bem-estar animal com 10 M€

OE 2022: Governo apoia esterilização e promoção do bem-estar animal com 10 M€

A Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2022, prevê a transferência para a administração local ou para associações zoófilas a verba de 10 milhões de euros. Do total, 7 milhões de euros destinam-se a investimento nos centros de recolha oficial de animais de companhia e no apoio à melhoria das instalações das associações zoófilas legalmente constituídas.

Já 1,8 milhões de euros destinam-se à melhoria da prestação de serviços veterinários de assistência a animais detidos por famílias carenciadas e associações zoófilas, através de protocolos com os hospitais veterinários universitários.

E 1,2 milhões de euros estão reservados para apoiar os centros de recolha oficial de animais e as associações zoófilas nos processos de esterilização de animais, no âmbito de uma campanha nacional de esterilização (1 milhão de euros); 100 mil euros destinados à elaboração, pelo ICNF — Instituto da Conservação da Natureza e Florestas de materiais de sensibilização para os benefícios da esterilização dos animais de companhia, a distribuir pelos municípios; e outros 100 mil euros para reforço das verbas destinadas a registo electrónico de animais de companhia.

Poder local em articulação com associações zoófilas

Refere ainda a Proposta de Lei para o OE 2022 que as juntas de freguesia devem concretizar planos plurianuais de promoção do bem-estar dos animais de companhia, em articulação com os serviços municipais e as associações zoófilas com intervenção local.

Em 2022, o Governo autoriza a administração local a incluir nas verbas atribuídas aos centros de recolha oficial de animais de companhia as despesas referentes a programas de bem-estar dos animais de companhia que assegurem, nomeadamente: o acesso a cuidados de bem-estar dos animais de companhia, designadamente alimentação e abrigo, e o acesso gratuito ou a custo acessível a consultas e tratamentos médico-veterinários como, entre outros, a identificação, vacinação, desparasitação e esterilização, prestados a animais de companhia cujos detentores sejam pessoas em situação de insuficiência económica, em situação de sem-abrigo ou pessoas idosas com dificuldades de locomoção.

Por outro lado, autoriza o estabelecimento, sempre que se revele necessário, de parcerias com as associações zoófilas locais, ou organizações equiparadas, para articulação e cabal satisfação das necessidades referidas.

Durante o ano de 2022, o Fundo Ambiental compromete-se a comparticipar despesas que as associações zoófilas legalmente constituídas suportem com a aquisição de produtos de uso veterinário ou de serviços médico-veterinários, acrescenta o documento.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Governo reúne Comissão da Seca sobre gestão da água no Algarve

Partilhar              A Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca (CPPMAES), presidida pela …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.