Início / Agricultura / Observatório Europeu da Desflorestação e da Degradação Florestal já está disponível online
© European Space Agency

Observatório Europeu da Desflorestação e da Degradação Florestal já está disponível online

A Comissão Europeia informa que o Observatório Europeu da Desflorestação e da Degradação Florestal já está disponível online. Uma ferramenta, produzida pelo Centro Comum de Investigação (CCI) da União Europeia (UE), que fornece também informações sobre fenómenos associados às alterações da superfície florestal, como a desflorestação, o abate de árvores e os incêndios, bem como uma panorâmica da distribuição das espécies de árvores em todo o Mundo.

O Observatório mostra ainda o impacto dos insectos na desfolha das árvores, estatísticas sobre o fluxo comercial, dados sobre as quantidades produzidas e as superfícies cultivadas em cada país.

O objectivo é um melhor acompanhamento das alterações do coberto florestal mundial e as causas associadas. Além disso, com base nos instrumentos de monitorização já existentes, incluindo os produtos Copernicus e outras fontes públicas ou privadas disponíveis, o Observatório da UE facilitará o acesso a informações sobre as cadeias de abastecimento às entidades públicas, aos consumidores e às empresas, disponibilizando dados e informações de fácil compreensão que associem a desflorestação, a degradação florestal e as alterações do coberto florestal mundial à procura/comércio de produtos de base e produtos derivados na UE.

O objectivo da Comissão é que este mapa sirva de apoio às novas regras europeias sobre produtos não ligados à desflorestação, apresentadas em 2021 e aprovadas em Maio deste ano, que visam garantir que os bens comercializados ou exportados do mercado europeu não provêm de terras desflorestadas e não contribuem para a destruição das florestas.

As novas regras, que serão implementadas até ao final de 2024, visam reduzir as emissões de carbono e a perda de biodiversidade causada pelo consumo e pela produção da UE de uma série de produtos como a soja, a carne bovina, o óleo de palma, o cacau, ou o café.

Aplicando as ferramentas de vigilância existentes, com os dados dos satélites Copérnico e outras fontes, o Observatório facilita o acesso a informações sobre as cadeias de aprovação para os organismos públicos, os consumidores e as empresas, realça a Comissão.

Pode aceder ao Observatório Europeu da Desflorestação e da Degradação Florestal aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Indústrias de madeira e mobiliário debatem descarbonização e gestão da floresta em Congresso

Partilhar              O 8º Congresso das Indústrias de Madeira e Mobiliário, sob o mote “Um Rumo de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.