Uma aplicação de prevenção orientada por Inteligência Artificial (IA), que fornecerá dados actuais sobre a distribuição e prevalência das carraças, está a ser lançada no âmbito da campanha de saúde animal Protect Our Future Too, da MSD Animal Health, líder no desenvolvimento, fabrico e comercialização de uma vasta gama de serviços e medicamentos veterinários.
A aplicação foi criada em resposta a uma preocupação partilhada pelos Médicos Veterinários de que as fontes de dados fiáveis sobre o número de carraças são cruciais para uma vigilância activa e uma ciência colaborativa, refe uma nota de imprensa da MSD Animal Health, que espera que estes dados “possam ajudar a desenvolver estratégias que combatam os efeitos do aumento global da temperatura na saúde dos animais de companhia”.
Tickit App
A aplicação Tickit App é fornecida gratuitamente, aos profissionais de saúde animal, para que possam carregar fotografias das carraças individuais encontradas nos animais de companhia, numa base de dados europeia. A aplicação identifica o tipo de carraça e a sua localização geográfica e, através de tecnologia inovadora de IA, capta dados importantes, revelando padrões de migração de carraças em toda a Europa.
A aplicação pode identificar até cinco géneros comuns de carraças, incluindo, por exemplo, Ixodes, Rhipicephalus, Dermacentor e Hyalomma.
A Tickit App foi criada na sequência de uma declaração de consenso divulgada após uma mesa-redonda Médico-Veterinária que decorreu a nível europeu, onde se destacou a necessidade da existência de dados sobre uma vasta gama de variáveis, incluindo a distribuição de parasitas e a prevalência de doenças transmitidas por vectores.
Teresa Cabrita, marketing manager de Animais de Companhia na MSD Animal Health Portugal refere que “sabemos que o aumento global da temperatura influencia a distribuição das carraças e esperamos que esta aplicação inovadora seja um passo importante para ajudar a proteger os animais de companhia de doenças transmitidas por carraças, ao revelar uma perspectiva geral da prevalência destes parasitas. Para que a aplicação funcione, precisamos que os Centros de Atendimento Médico-Veterinário trabalhem em conjunto, através da introdução de fotografias e dados que apoiem a criação desta base de dados que permitirá uma abordagem com base em dados para melhorar a prevenção de doenças no futuro”.
Base em dados em tempo real
Com o tempo, a base de dados criará um mapa, que destacará os padrões de distribuição com base em dados em tempo real e ajudará os Médicos Veterinários a compreender melhor os riscos relacionados com os parasitas.
A Tickit App está disponível na App Store e no Google Play para as clínicas que aderiram ao programa internacional de recolha de imagens de carraças da MSD Animal Health. Para aceder à aplicação, as clínicas requerem um código especial enviado por um representante de vendas da MSD Animal Health.
Agricultura e Mar