Início / Featured / Nova aplicação de Inteligência Artificial recolhe dados importantes sobre distribuição de carraças

Nova aplicação de Inteligência Artificial recolhe dados importantes sobre distribuição de carraças

Uma aplicação de prevenção orientada por Inteligência Artificial (IA), que fornecerá dados actuais sobre a distribuição e prevalência das carraças, está a ser lançada no âmbito da campanha de saúde animal Protect Our Future Too, da MSD Animal Health, líder no desenvolvimento, fabrico e comercialização de uma vasta gama de serviços e medicamentos veterinários.

A aplicação foi criada em resposta a uma preocupação partilhada pelos Médicos Veterinários de que as fontes de dados fiáveis sobre o número de carraças são cruciais para uma vigilância activa e uma ciência colaborativa, refe uma nota de imprensa da MSD Animal Health, que espera que estes dados “possam ajudar a desenvolver estratégias que combatam os efeitos do aumento global da temperatura na saúde dos animais de companhia”.

Tickit App

A aplicação Tickit App é fornecida gratuitamente, aos profissionais de saúde animal, para que possam carregar fotografias das carraças individuais encontradas nos animais de companhia, numa base de dados europeia. A aplicação identifica o tipo de carraça e a sua localização geográfica e, através de tecnologia inovadora de IA, capta dados importantes, revelando padrões de migração de carraças em toda a Europa.

A aplicação pode identificar até cinco géneros comuns de carraças, incluindo, por exemplo, Ixodes, Rhipicephalus, Dermacentor e Hyalomma.

A Tickit App foi criada na sequência de uma declaração de consenso divulgada após uma mesa-redonda Médico-Veterinária que decorreu a nível europeu, onde se destacou a necessidade da existência de dados sobre uma vasta gama de variáveis, incluindo a distribuição de parasitas e a prevalência de doenças transmitidas por vectores.

Teresa Cabrita, marketing manager de Animais de Companhia na MSD Animal Health Portugal refere que “sabemos que o aumento global da temperatura influencia a distribuição das carraças e esperamos que esta aplicação inovadora seja um passo importante para ajudar a proteger os animais de companhia de doenças transmitidas por carraças, ao revelar uma perspectiva geral da prevalência destes parasitas. Para que a aplicação funcione, precisamos que os Centros de Atendimento Médico-Veterinário trabalhem em conjunto, através da introdução de fotografias e dados que apoiem a criação desta base de dados que permitirá uma abordagem com base em dados para melhorar a prevenção de doenças no futuro”.

Base em dados em tempo real

Com o tempo, a base de dados criará um mapa, que destacará os padrões de distribuição com base em dados em tempo real e ajudará os Médicos Veterinários a compreender melhor os riscos relacionados com os parasitas.

A Tickit App está disponível na App Store e no Google Play para as clínicas que aderiram ao programa internacional de recolha de imagens de carraças da MSD Animal Health. Para aceder à aplicação, as clínicas requerem um código especial enviado por um representante de vendas da MSD Animal Health.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Furto de alfarroba não pára. GNR apreende mais 434 quilos em Silves

Partilhar              A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que o Comando Territorial de Faro, através do Posto …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.