O vice-presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, deslocou-se hoje, 20 de Janeiro, às freguesias de Madeirã, Sobral e Álvaro, de modo a efectuar a “entrega” simbólica dos novos “abrigos” de apoio à agricultura de subsistência aos seus respectivos beneficiários.
“Damos mais um passo no sentido de termos todos os dez anexos agrícolas ao serviço de quem realmente necessita deles para o seu dia-a-dia. Já o dissemos noutras alturas mas nunca é demais referir que temos um enorme orgulho de fazer parte deste projecto que apoia as pessoas directamente afectadas pelos incêndios dos últimos anos”, referiu o autarca.
O projecto de inovação social “Abrigo e Horta” é dinamizado pela Associação Causa, no âmbito do programa “Parcerias para o Impacto”, e conta com o Município de Oleiros como investidor social.
O objectivo é garantir, potenciar e promover a agricultura familiar, permitindo aos agricultores de subsistência e suas famílias reactivar a sua actividade. O anexo agrícola a implementar corresponde aos parâmetros exigidos por cada município, e oferece a cada agricultor a reconstrução do sítio de apoio à horta, maioritariamente feito de madeira ardida, sendo esta madeira reaproveitada, comprada e trabalhada em serrações locais, segundo a Associação Causa.
Os primeiros “abrigos” agrícolas de apoio à agricultura de subsistência foram entregues em Oleiros em Fevereiro de 2022.
Agricultura e Mar