O Marine Stewardship Council Portugal, uma organização sem fins lucrativos que trabalha há mais de 20 anos na salvaguarda dos mares, dos oceanos e da vida que os habita, celebra o Dia Nacional do Mar com o lançamento do seu programa educativo sobre pesca sustentável e sustentabilidade marinha.
O programa pretende ser um guia educativo para professores, destinado a alunos entre os 6 e os 18 anos, sobre questões relacionadas com o futuro dos mares e oceanos do planeta. Numa primeira fase, foram contemplados recursos didácticos e conteúdos multimédia para alunos a partir dos 10 anos de idade, adaptados ao 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário.
Estes recursos estão abertos ao público em geral, dirigidos aos professores, e podem ser descarregados de forma totalmente gratuita a partir da página educativa do MSC Portugal.
Dia Nacional do Mar
A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”, que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994. Portugal ratificou o documento em 1997.
“Se há algo que verdadeiramente diferencia os portugueses de outros povos, é o seu amor pelo mar. Para além da sua relevância histórica, cultural, literária e social, o mar assume uma importância estratégica para Portugal, sendo um sector vital para a economia e para o produto interno bruto (PIB). De acordo com dados divulgados em 2018, o mar português dá trabalho a 113.276 pessoas e representa uma riqueza anual de 8.640 milhões de euros”, refere uma nota de imprensa do MSC Portugal.
É por isso que, num “acontecimento tão importante para o povo português, o Marine Stewardship Council, uma organização sem fins lucrativos que trabalha há mais de 20 anos na salvaguarda dos mares, dos oceanos e da vida que os habita, celebra-o tendo em mente as gerações futuras e apresenta o seu programa educativo sobre a pesca sustentável e a sustentabilidade”, acrescenta o mesmo comunicado.
Compreender o papel da pesca sustentável
Nos próximos meses, o MSC Portugal irá também desenvolver recursos didácticos para o 1.º ciclo do ensino básico (alunos dos 6 aos 10 anos), que actualmente só estão disponíveis em inglês. As actividades propostas irão ajudar os alunos a compreender o papel da pesca sustentável na protecção dos recursos marinhos para as gerações futuras.
“O meu pai é pescador”
Premiado pela Geographical Association, uma organização que reconhece os recursos educativos que deram um enorme contributo à disciplina de Geografia no ensino básico e secundário, o vídeo “O meu pai é pescador” é a peça fundamental que articula o programa educativo, onde se aprende como o ser humano utiliza, modifica e altera o ecossistema marinho para obter alimento, e se introduz o conceito de pesca sustentável e como esta beneficia os recursos marinhos por ter um impacto mínimo nos ecossistemas, entre outros.
A história recolhida tem como protagonista a filha de um pescador, embarcado em viagem no oceano selvagem, e explora o conceito de sustentabilidade e os problemas que ameaçam os nossos oceanos, oferecendo também alguns dados científicos por detrás da pesca sustentável.
Objectivos formativos
Entre os objectivos formativos da peça em vídeo, destacam-se: a aprendizagem da utilização do ecossistema marinho pelo ser humano para obter alimento, a compreensão dos termos e conceitos-chave da pesca sustentável, o papel fundamental que o mar desempenha na vida do ser humano e o reconhecimento da importância do trabalho dos pescadores na conservação dos recursos marinhos para as gerações futuras.
Além disso, foram desenvolvidas seis peças complementares ao conteúdo descrito acima sobre a vida dos pescadores; o peixe como o alimento mais comercializado no Mundo; a sobrepesca; o que é a pesca sustentável; o desafio global da sustentabilidade dos oceanos ou como se efectuam as capturas de peixe em alto mar. Por último, o conteúdo educativo do programa é completado com várias fichas de trabalho e imagens sobre o uso sustentável do oceano ou sobre a importância do mar para a vida humana.
Segundo o MSC Portugal este conteúdo é adequado para estudantes com mais de 10 anos, adaptado às disciplinas:
• Segundo e terceiro ciclo do Ensino Básico: Ciências Naturais (5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos), Geografia (7.º, 8.º e 9.º anos)
• Ensino secundário: Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos), Geografia A (10.º e 11.º anos), Biologia (12.º ano) e Geografia C (12.º ano).
Informação completa sobre o programa e download gratuito de conteúdos aqui.
Agricultura e Mar Actual