O ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, participa na sessão de abertura do “Debate Temático de Alto Nível sobre o Oceano e o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 14: Proteger a Vida Marinha”, a 1 de Junho de 2021, às 15 horas, na Sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Este encontro visa preparar a 2ª Conferência das Nações Unidas para o Oceano, que tem como co-anfitriões os Governos de Portugal e do Quénia e que deverá decorrer, em Lisboa, em 2022.
O Enviado Especial do Secretário-Geral para os Oceanos, Peter Thomson, é também um dos impulsionadores da reunião sobre os progressos e acções necessárias para maior ambição e compromissos inovadores para restaurar e conservar os ambientes marinhos.
“Face à pandemia de Covid-19, a implementação do “ODS 14: Proteger a Vida Marinha” até 2030 corre o risco de se atrasar. É crucial que os Estados-membros e a comunidade internacional se certifiquem de que as medidas provisórias implementadas para combater a pandemia não vão exacerbar os desafios sócio-económicos e ambientais que as comunidades oceânicas e costeiras enfrentam”, refere uma nota de imprensa do Ministério do Mar.
E acrescenta que este “será o momento de analisar as oportunidades para assegurar uma economia oceânica sustentável e inclusiva em harmonia com os planos para a recuperação e resiliência desenhados a nível nacional e multilateral”.
Os cinco painéis de discussão vão debater diversos temas: da poluição à acidificação, das pescas e aquacultura às novas oportunidades da Economia Azul, bem como as parcerias a potenciar com o sector privado, academia e sociedade civil.
Mais informação aqui. Pode acompanhar a sessão aqui.
Agricultura e Mar Actual