Início / Featured / Ministério do Mar analisa medidas de gestão de pesca de raia curva para 2019

Ministério do Mar analisa medidas de gestão de pesca de raia curva para 2019

A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, quer uma “uma gestão responsável das possibilidades de pesca”, pelo que “urge regular a captura de raia curva (Raja undulata) na zona 9 do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM).

Segundo a Portaria n.º 4/2019, de 3 de Janeiro, assinada por Ana Paula Vitorino, a necessidade de regular as capturas desta espécie tem como objectivo “definir as condições adequadas aos estudos científicos e monitorização da espécie, com base na quota que, para este efeito, é atribuída anualmente a Portugal”.

A Portaria entrou em vigor no dia 1 de Janeiro de 2019.

Explica o diploma que a raia curva é um “recurso de grande interesse para a pequena pesca portuguesa. No entanto, as informações recolhidas em 2018 foram insuficientes para se poder dar continuidade aos estudos científicos que têm vindo a ser realizados e que são fundamentais para permitir avaliar a dimensão das populações desta espécie, tendo em conta que Portugal se comprometeu a apresentar dados de capturas e esforço de pesca com vista à reavaliação do estado deste recurso”.

IPMA a monitorizar

Neste contexto, cumpre mais uma vez assegurar as condições necessárias para que o IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera, possa desenvolver a monitorização das capturas e recolher os dados necessários aos estudos em causa.

A quota disponível desta espécie de raia “obriga a uma gestão eficaz da mesma. Assim, deverá assegurar-se que as autorizações de pesca só são concedidas após audição do sector, garantindo-se uma cobertura ao longo de toda a costa e fixando-se prazos limite para o termo do procedimento de atribuição das autorizações”, realça a ministra do Mar.

Armadores obrigados a possibilitar embarque de observadores científicos

Assim, determina Ana Paula Vitorino que os proprietários ou armadores das embarcações autorizadas “ficam obrigados a possibilitar o embarque de observadores científicos, devidamente credenciados pelo IPMA” e a assegurar as “condições adequadas à realização dos trabalhos necessários à obtenção de informação solicitada por aquele organismo sobre a unidade populacional de raia curva, excepto nas situações em que as características técnicas das embarcações não o permitam”.

O embarque ocorre mediante aviso prévio do IPMA, que deve ainda garantir que do mesmo não decorre prejuízo para a normal actividade da embarcação.

Os proprietários ou armadores ficam ainda obrigados ao preenchimento da informação suplementar sobre a actividade de pesca, em conformidade com o formulário elaborado pelo IPMA, de modelo disponibilizado no sítio da Internet da DGRM.

Captura acessória e a título experimental

Deste modo, por enquanto, a captura, manutenção a bordo e descarga de raia curva (Raja undulata) é permitida exclusivamente como captura acessória e a título experimental. E, ainda que a título experimental, não é permitida durante os meses de Maio, Junho e Julho.

Acrescenta a portaria que é proibida a manutenção a bordo, a descarga e a venda de raia curva (Raja undulata) com tamanho inferior a 780 mm e superior a 970 mm.

A captura de raia curva pode ser efectuada por embarcações que detenham uma autorização de pesca específica para esta espécie devidamente averbada na respectiva licença de pesca, a atribuir anualmente pela Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

Autorizações de pesca

Em cada ano, os critérios para obtenção da autorização são fixados por despacho do Director-Geral da DGRM a publicitar na página da Internet da DGRM até ao dia 14 de Janeiro.

As organizações representativas do sector devem ser consultadas sobre a fixação dos critérios para obtenção da autorização de pesca, devendo assegurar -se que são adoptadas as medidas adequadas a dar continuidade aos estudos científicos que têm vindo a ser realizados e que as autorizações concedidas garantem a cobertura ao longo de toda a costa.

O procedimento de atribuição das autorizações de pesca deve estar concluído até ao dia 15 de Fevereiro.

Até lá, as descargas diárias de raia curva são limitadas a 30 kg de peso vivo para as embarcações autorizadas.

Controlo dos desembarques

Acrescenta a Portaria que, quando for realizada a primeira venda em lota, deve ser devidamente preenchido e entregue aos serviços da Docapesca — Portos e Lotas, documento de acompanhamento de modelo elaborado pelo IPMA, e disponibilizado no sítio da Internet da DGRM.

Este documento deve ser enviado à DGRM pelos serviços da Docapesca até ao dia 10 do mês seguinte a que diz respeito.

Pode ler a Portaria completa aqui.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.