O Ministério da Agricultura e da Alimentação assegura o cumprimento de serviços mínimos para o período em que decorre a greve dos trabalhadores em funções públicas, que desempenham funções de inspecção sanitária na DGAV — Direcção-Geral da Alimentação e Veterinária onde se incluem os inspectores sanitários, marcada para o período entre 19 a 30 de Dezembro deste ano.
“Importa transmitir tranquilidade aos portugueses. Os serviços mínimos estão garantidos durante o período de greve e os matadouros vão estar a funcionar”, declara a ministra Maria do Céu Antunes, em nota de imprensa.
No que se refere à execução de serviços mínimos, estão garantidos os procedimentos que têm que ver com bem-estar animal, catástrofes e abates sanitários, adianta a mesma nota.
A ministra da Agricultura e da Alimentação refere ainda que “o Ministério está, como sempre esteve, absolutamente disponível para dialogar com todos os sindicatos sobre esta questão, numa altura em que estão a ser preparados os procedimentos concursais para dar resposta a este requisito de actividade”.
Refira-se que os trabalhadores com funções de inspecção sanitária e veterinária, da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária irão estar em greve para exigirem do Governo a revisão da carreira de inspecção veterinária; a criação da carreira de inspecção sanitária e a integração na nova carreira de todos os trabalhadores com as funções correspondentes.
Agricultura e Mar