Os serviços do Ministério da Agricultura, designadamente a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP Norte) e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), estão desde esta manhã no terreno a fazer o levantamento dos prejuízos provocados pelas chuvas intensas que afectaram a região do Douro.
Segundo uma nota de imprensa do Ministério liderado por Luís Capoulas Santos, “foram particularmente afectados os vitivinicultores dos concelhos de Alijó e Sabrosa, tendo os serviços da DRAP Norte emitido já um alerta aos produtores para que apliquem de imediato os tratamentos adequados, evitando o surgimento de doenças que possam afectar mais as vinhas”.
Uma queda intensa de chuva, acompanhada de granizo, provocou estragos significativos, quer na vila, nas estradas e nas vinhas.
Risco coberto por seguros
O Gabinete de Capoulas Santos salienta que o risco de queda de granizo “é um risco coberto pelos seguros agrícolas, que o Ministério da Agricultura apoia, subsidiando anualmente o pagamento do prémio”.
Relativamente a prejuízos decorrentes de eventuais derrocadas de terras e queda de muros, “está a ser feito o levantamento da situação, após o qual se avaliará da necessidade de adoptar outras medidas de apoio”, acrescenta a mesma nota.
Agricultura e Mar Actual