Início / Agricultura / Milho Amarelo explica quanto vale o serviço de ecossistema de uma exploração agrícola

Milho Amarelo explica quanto vale o serviço de ecossistema de uma exploração agrícola

“Quanto vale o Serviço de Ecossistema de uma exploração agrícola?” é o novo vídeo do Milho Amarelo, projecto de divulgação científico sobre a cultura do milho sem fins lucrativos.

Explicam os responsáveis pelo projecto Milho Amarelo que “a produção agrícola é o serviço central de uma exploração agrícola. Para este serviço o mercado tem um preço. Mas será que é só esse serviço que os agricultores têm para oferecer?”

“A nossa exploração tem tentado incrementar todos os outros serviços, que agora se chamam de Serviços do Ecossistema, são serviços que os agricultores prestam à sociedade e que normalmente o mercado não consegue pagar. Mas sendo um serviço deveria ter um preço, já que ele tem um custo”, adiantam.

E acrescentam que na sua abordagem, “estes serviços mesmo que o mercado ainda não os consiga valorizar, é o nosso modelo agrícola regenerativo, que vai receber os frutos deste investimento. Também ao nível da paisagem da qualidade do ar e da água, temos cada vez mais valor acrescentado neste cuidado das áreas não agricultadas de nossa exploração, neste caso vamos tentar incrementar a biodiversidade funcional e todas as suas vantagens para o equilíbrio biológico, que vai directamente ajudar ao equilíbrio sanitário e de desenvolvimento em óptimas condições das nossas searas”.

Também no “ambiente paisagístico, no serviço de aumentar a infiltração de água nos nossos lençóis freáticos, na microbiologia dos solos, conseguimos ganhos muito significativos com esta abordagem”.

Milho Amarelo

A 23 de Março de 2007, aproveitando a plataforma recentemente criada YouTube, começou o projecto Milho Amarelo. Quando começou, propunha-se a filmar e comentar as diferentes fases da cultura do milho ao longo de todo o seu ciclo.

Passados 10 anos e mais de 300 vídeos depois, em 2017 inaugurou uma nova fase, com um website próprio (ver aqui) em que, para além de continuar a acompanhar o ciclo do milho, passou também a abordar todos os vários factores desta cultura.

Desde relatos de projectos de investigação a inovações no mundo agrícola, passou também a contar com dados em directo, tais como cotações de mercado a previsões meteorológicas e uma base de dados de softwares e outras ferramentas para ajuda à actividade agrícola.

A Quinta da Cholda, no coração do Ribatejo, é a base das operações do projecto Milho Amarelo. Fundada no princípio do século XX, desenvolve actualmente a sua actividade na produção de cereais, especialmente milho, na exploração florestal e na produção de energia renovável.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Comercialização de Vinho da Madeira diminui 1,8% apesar de quantidade ter aumentado 5,2%

Partilhar              A Direcção Regional de Estatística da Madeira informa que, segundo os dados fornecidos pelo IVBAM …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.