GNR detém homem de 37 anos por captura ilegal de meixão em Matosinhos

© GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) informa que o Comando Territorial do Porto, através do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Matosinhos, ontem, dia 29 de Janeiro, deteve em flagrante um homem de 37 anos por captura ilegal de meixão (Anguilla anguilla), no concelho de Matosinhos.

No âmbito de uma acção de fiscalização, no concelho de Matosinhos, os elementos do SEPNA detectaram, junto ao Rio Leça, um homem na captura ilegal de meixão, motivo que levou à sua detenção em flagrante, avança uma nota de imprensa da GNR.

No seguimento da acção foram apreendidos nove quilos de meixão e quatro instrumentos utilizados para a captura ilegal do meixão. Por se encontrar vivo, o meixão foi devolvido ao seu habitat natural.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Matosinhos.

A enguia europeia (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie, realça a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.