Início / Agricultura / Milho Amarelo analisa se duas culturas de cobertura produzirão mais do que só uma

Milho Amarelo analisa se duas culturas de cobertura produzirão mais do que só uma

“Duas culturas de cobertura produzirão mais do que só uma ???” é o novo vídeo do Milho Amarelo, projecto de divulgação científico sobre a cultura do milho sem fins lucrativos.

“Na busca de aumentar a reciclagem de nutrientes, pretendendo aumentar ao máximo os exsudados de açucares, para alimentar a nossa microbiologia, estamos a tentar validar o potencial de ressemear uma segunda cultura de cobertura, após a primeira já tenha chegado à floração. A hipótese que estamos a ensaiar, será que a maior capacidade de reciclar nutrientes e fornecer exsudados ao solo, diminui a partir da floração da nossa cultura de cobertura”, avançam os responsáveis pelo projecto Milho Amarelo.

Neste caso que a cultura era composta por uma só variedade, “estamos a experimentar ressemear uma segunda cultura, para podermos aumentar a totalidade de nutrientes e açúcar e iniciar a mineralização da primeira cultura de cobertura muito antes da sementeira do milho. Vamos tentar medir uma parte da parcela só com uma única cultura de cobertura e uma parte com duas culturas de cobertura no mesmo período”.

No último caso “mantemos a modalidade do rolo de facas para a sementeira, para não provocarmos distúrbios no solo. Uma das nossas questões também é que a mineralização da nossa cultura de cobertura se for rolada em Janeiro, poderá já disponibilizar nutrientes no início do ciclo do milho que irá ser semeado em Abril. Ainda estamos muito longe de conhecer o ritmo da mineralização dos nutrientes presentes nas nossas culturas de coberturas e essa informação é fundamental para a possibilidade de retirar grande parte dos adubos de síntese da nossa cultura”, acrescentam.

Milho Amarelo

A 23 de Março de 2007, aproveitando a plataforma recentemente criada YouTube, começou o projecto Milho Amarelo. Quando começou, propunha-se a filmar e comentar as diferentes fases da cultura do milho ao longo de todo o seu ciclo.

Passados 10 anos e mais de 300 vídeos depois, em 2017 inaugurou uma nova fase, com um website próprio (ver aqui) em que, para além de continuar a acompanhar o ciclo do milho, passou também a abordar todos os vários factores desta cultura.

Desde relatos de projectos de investigação a inovações no mundo agrícola, passou também a contar com dados em directo, tais como cotações de mercado a previsões meteorológicas e uma base de dados de softwares e outras ferramentas para ajuda à actividade agrícola.

A Quinta da Cholda, no coração do Ribatejo, é a base das operações do projecto Milho Amarelo. Fundada no princípio do século XX, desenvolve actualmente a sua actividade na produção de cereais, especialmente milho, na exploração florestal e na produção de energia renovável.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

O mar profundo português não está à venda

Partilhar              Artigo de opinião de Bianca Mattos, Coordenadora de Políticas da ANP|WWF No dia 31 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.