A ADPM — Associação de Defesa do Património de Mértola, entidade coordenadora do Programa Territorial +Solo +Vida, promove uma nova acção de capacitação, intitulada “Gestão da água e do solo – Boas práticas para a Conservação de Linhas de Água e Controlo da Erosão”, que irá decorrer no dia 10 de Maio, na sede da ADPM, em Mértola.
A acção destina-se a produtores pecuários e técnicos que prestem aconselhamento no Parque Natural do Vale do Guadiana. Esta formação é gratuita mediante inscrição até ao dia 8 de Maio (disponível aqui).
Objectivos
O encontro tem como objectivo capacitar os agricultores e técnicos para o restauro das linhas de água enquanto estratégia de combate às alterações climáticas, promoção da biodiversidade e regulação do ciclo hídrico.
Este evento será co-organizado com as seguintes entidades parceiras do Programa Territorial +Solo +Vida: Cooperativa Agrícola do Guadiana, NBI – Natural Business Intelligence e Universidade do Algarve
Para mais informações, pode contactar a ADPM : 286 610 000 ou ambiente@adpm.pt.
Programa
14h15 – 14h30 Recepção dos participantes
14h30 Plano de intervenção em linhas de água: Erosão e restauro com apresentação de casos práticos
- Água e solo: Serviços de ecossistemas associados
- Avaliação no terreno e exemplificação
18h00 Encerramento
+Solo +Vida
O Programa Territorial +Solo +Vida é promovido pela Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM), em parceria com a Cooperativa Agrícola do Guadiana, a Natural Business Intelligence, a Universidade do Algarve e a International Development Norway, com co-financiamento do programa europeu EEA Grants.
Este é um dos quatro projectos aprovados ao nível nacional pelo Fundo EEAGrants, aviso “projectos de preparação para condições meteorológicas extremas e de gestão de riscos no contexto das alterações climáticas”. Saiba mais aqui.
Agricultura e Mar