O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) encontra-se a coordenar desde as 18h45 desta tarde de sábado, 30 de Abril, uma acção de busca e salvamento de dois tripulantes da embarcação de pesca “Alexandre”, que encalhou a Sul do farol Gonçalo Velho, nos Açores.
Após a informação recebida através da embarcação de pesca Santo Onofre, o MRCC activou de imediato para o local o navio da Marinha, NRP Setúbal, que navega já rumo à área, meios da Autoridade Marítima Nacional, nomeadamente uma embarcação e uma mota de água da Capitania do Porto de Vila do Porto e um helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, refere um comunicado da Marinha Portuguesa.
Também uma embarcação da Sociedade Anónima Portos dos Açores, “Marvão”, e uma embarcação de pesca costeira “Baía do Sol” se dirigem para o local. Foi ainda activado o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) para efectuar buscas a partir de terra.
A embarcação de pesca Santo Onofre conseguiu recuperar, cerca das 18h00, um sobrevivente, que envergava colete salva-vidas, existindo informação, transmitida pela vítima resgatada, que estão dois pescadores desaparecidos, que terá deixado de os ver cerca das 14h00, acrescenta o mesmo comunicado.
As buscas prosseguem com todos os meios disponíveis, sob coordenação do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada.
Agricultura e Mar