O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou, em São Jorge, que já foram aprovados 90 milhões de euros de investimentos promovidos pelos agricultores para a modernização das explorações, financiados pelo PRORURAL+, o que traduz um sinal claro de confiança no futuro da agricultura nos Açores.
“No global, a Região já aprovou cerca de 900 projectos de modernização das explorações agrícolas, que representam um investimento de 90 milhões de euros, sendo que, por outro lado, cerca de 240 jovens agricultores instalaram-se pela primeira vez no sector, com um investimento público de 10 milhões de euros”, revelou João Ponte, que falava quinta-feira na inauguração do caminho agrícola do Pau Pique, cerimónia presidida pelo presidente do Governo, Vasco Cordeiro.
Para o titular da pasta da Agricultura, estes dados, para além de expressarem a vontade em melhorar o desempenho das suas explorações, transmitem ainda uma grande confiança por parte dos agricultores no futuro do sector nos Açores.
Caminho agrícola do Pau Pique
O caminho agrícola agora inaugurado no âmbito da visita do Governo à Ilha de São Jorge, resulta de um investimento de 400 mil euros, que promove a melhoria da acessibilidade e o dinamismo económico do sector.
Para João Ponte, o Governo Regional cumpre com esta inauguração mais um compromisso assumido com os agricultores e com as organizações de produtores, adiantando que serão beneficiados com esta obra, localizada no Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) da Ribeira Seca – Norte Pequeno, 25 explorações agrícolas, numa área com 150 hectares.
O secretário Regional destacou que, só nos últimos 10 anos, o Governo dos Açores investiu em infraestruturas agrícolas na ilha de São Jorge cerca de cinco milhões de euros, o que revela bem a aposta feita no desenvolvimento do sector agrícola, na criação de boas condições para os agricultores poderem exercer a sua actividade e tornar as suas explorações cada vez mais competitivas e preparadas para os desafios do futuro.
Apesar das políticas e dos investimentos realizados em termos de infraestruturas agrícolas nos Açores nos últimos anos, João Ponte considerou que é sempre preciso continuar a fazer mais e melhor pelo desenvolvimento contínuo do sector agrícola.
Agricultura e Mar Actual