O governo italiano apresenta, no dia 15 de Fevereiro, a partir das 10h30, o esquema de rotulagem nutricional Nutrinform Battery, proposto pela Itália como parte da negociação sobre a harmonização do sistema de rotulagem. Este esquema pretende ser uma alternativa ao ao Nutri-score defendido pelos franceses. A apresentação pode ser acompanhada em directo.
O Nutrinform Battery é o esquema de rotulagem que a Itália apoia, no contexto das negociações da União Europeia, como alternativa ao modo de semáforo (Nutri-score). O Nutrinform “é um sistema não discriminatório, baseado em dados objectivos, não manipuláveis e destinado a medir o valor nutricional da dieta global e não de diferentes categorias de alimentos”, refere um comunicado do governo italiano.
E realça que, por isso, “é uma importante ferramenta para estimular escolhas mais conscientes dos consumidores e comportamentos mais responsáveis por parte dos produtores, respeitando as especificidades da Dieta Mediterrânea, património imaterial da humanidade pela UNESCO, e das dietas tradicionais”.
O evento, organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional de Itália (Farnesina) em colaboração com a Federalimentare, reunirá representantes da diplomacia, política, instituições, sector industrial e meio académico.
Participarão no encontro o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Luigi Di Maio, o ministro das Políticas Agrárias, Stefano Patuanelli, o ministro da Saúde Roberto Speranza, o secretário-geral da Farnesina, Embaixador Ettore Francesco Sequi , e o presidente da Federalimentare, Ivan Vacondio.
O evento será feito em modo híbrido. Será possível acompanhar a transmissão em directo no canal da Farnesina no YouTube nos três idiomas de trabalho (italiano, inglês e francês) nos seguintes links:
Agricultura e Mar